24 de julho de 2018

Museu da Pessoa participa de colóquio em Portugal

Sob comando do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, o projeto “Na Ponta da Língua: Histórias, Memórias e Inovação na Emigração” (Brasil, EUA e França) vai promover, nos dias 23 e 24 de julho de 2018, em Coimbra (Portugal), o colóquio “Histórias, Memórias e Novas Narrativas da/na Emigração”.

O encontro tem o apoio do Center for Portuguese Studies da Universidade de Berkeley (Califórnia), Departamento de Estudos Portugueses e Espanhóis da Universidade de Rutgers (Newark), Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le monde LUSophone da Universidade de Paris-Nanterre e do Museu da Pessoa – associado da Aberje. Seu objetivo é contribuir para aprofundar o conhecimento sobre formas criativas de expressão da identidade portuguesa em comunidades da diáspora.

Desde 2017 o projeto vem coletando testemunhos e autobiografias, além de ter registrado rodas de histórias sobre a emigração portuguesa em Paris, em São Paulo e na comunidade de lusodescendentes nos Estados Unidos. Karen Worcman, fundadora e diretora do Museu da Pessoa, integra o comitê científico do colóquio, que tem a chancela da Fundação para a Ciência e Tecnologia (vinculada ao Ministério da Educação e Ciência de Portugal) e da Fundação Calouste Gulbenkian, além do CES.

No dia 25 de julho, na mesma Universidade de Coimbra, Karen ministrará um curso de formação avançada sobre Tecnologia Social da Memória, destinado a doutorandos nas áreas de ciências sociais e humanidades e profissionais interessados nos projetos de investigação do núcleo de pesquisa do CES. Conheça o site do projeto “Na Ponta da Língua”: http://napontadalingua.ces.uc.pt/#p18578 

  • COMPARTILHAR: