Para além da expectativa
Em uma das edições mais disputadas dos últimos anos, o 47º Prêmio Aberje reconheceu o esforço de profissionais que mostraram a força da comunicação
Se 2020 foi desafiador e exigiu superação de empresas e comunicadores, 2021 foi uma prova de perseverança e resiliência. A pandemia, que tantos estragos fez no ano anterior, continuou a causar baixas e testar limites. Por outro lado, revelou a força de profissionais de todos os escalões. E estimulou a criatividade. A 47ª edição do Prêmio Aberje reconheceu esse esforço de organizações e profissionais que contribuíram para as boas práticas da comunicação durante o ano.
O Prêmio Aberje é composto de 16 categorias subdivididas em três eixos: Foco no Tema, Foco em Públicos e Foco em Meios. Em 2021 tivemos 176 empresas de todas as regiões do Brasil inscrevendo 326 projetos – uma das maiores edições do Prêmio Aberje. Desses projetos, 79 foram vencedores regionais e concorreram ao grande prêmio nacional, que foi concedido a 18 cases.
Na cerimônia de entrega do Prêmio, mais uma vez virtual e transmitida ao vivo pelo canal da Aberje no YouTube, foram homenageados comunicadores, empresas e mídias que combinaram inventividade e estratégia para acolher, esclarecer, mobilizar e incentivar seus públicos prioritários a lidar com as inúmeras mudanças de um cenário extremamente desafiador. O prêmio Empresa do Ano foi concedido à BRF, e Daniele Salomão, vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Energisa, foi eleita Comunicadora do Ano pelo voto da audiência. Marta Díez, presidente da Pfizer Brasil, levou o prêmio CEO Comunicadora do Ano.
COMUNICADORES DO ANO
O Prêmio Aberje também elege os Comunicadores do Ano, homenagem concedida a dez profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções dentro e fora das organizações a que pertencem. A premiação se baseia em rigorosa pesquisa e análise sobre a atuação profissional de cada comunicador durante o ano. Além dos Comunicadores do Ano, também temos os vencedores dos Prêmios Especiais – homenagem aos profissionais e organizações que, com seu trabalho, ajudam a firmar o protagonismo da comunicação corporativa no Brasil.
Nas próximas páginas o repórter Hugo Cilo destrincha em detalhes os cases vencedores. Também trazemos um ensaio do fotógrafo Anderson Rodrigues com os comunicadores e os vencedores dos Prêmios Especiais.


Abraçando as diferenças
Localiza

Compromisso com o respeito
Klabin

Boas práticas como cultura
BRF

SulAmérica rejuvenesce marca aos 125 anos
SulAmérica

Hydro olha para o passado, o presente e futuro
Norsk Hydro

Natura colhe o que planta
Natura

A sustentabilidade em construção
Cemig SIM

Leitura para todos
Câmara Brasileira do Livro

Latam decide voar com propósito
Latam

Todos na corrente do bem
BRF

White Martins assume linha de frente
White Martins

iFood entrega pluralidade e inclusão
iFood

Viva sua idade
Hermes Pardini

O brilho da Neoenergia
Neoenergia

Documentário destaca bravura de heróis de verdade
SESC Pantanal

Como facilitar a vida do consumidor
Energisa

Sintonia que vale ouro
AngloGold Ashanti

Nissan ensina como contar histórias em quadrinhos
Nissan do Brasil

Comunicadora do Ano
Ana Carla Lopes

Comunicadora do Ano
Cristina Fernandes Garambone

Comunicadora do Ano
Daniele Salomão

Comunicadora do Ano
Eleni Gritzapis

Comunicador do Ano
Leandro Modé

Comunicador do Ano
Pedro Paciornik

Comunicadora do Ano
Raquel Ogando

Comunicadora do Ano
Rozália Del Gáudio

Comunicadora do Ano
Rute Melo Araújo

Comunicadora do Ano
Thaís Arruda

Prêmio “James Heffernan” de Educador do Ano
Jorge Duarte

Prêmio Trajetória do Ano
Rodolfo Witzig Guttilla

Prêmio CEO Comunicadora do Ano
Marta Diez

Mídia do Ano - Jornal Impresso
Estadão

Mídia do Ano - Televisão
GloboNews

Mídia do Ano - Mídia Especializada
Consórcio de Veículos de Imprensa

Mídia do Ano - Mídia Especializada
Plataforma de Inteligência Financeira

Mídia do Ano - Produção de Conteúdo
Expert XP 2021

Prêmio Especial de Contribuição à Comunicação da Ciência
Instituto Butantan





















