Neoenergia

Case: #BrilhaNeo2021 – Live de fim de ano da Neoenergia em formato de programa de TV

Categoria: Evento

A distribuidora cria lives no lugar das tradicionais festas de fim de ano para que os 16 mil funcionários possam manter a interação de forma remota

O período mais crítico da pandemia não trouxe apenas desafios para empresários, executivos e CEOs de grandes empresas, mas também mudanças profundas na rotina e na agenda de eventos de funcionários de todos os escalões. Foi nesse quesito que a companhia energética Neoenergia se destacou e venceu o prêmio regional da Aberje com o case #BrilhaNeo.

A ideia do time de Comunicação Interna e Cultura foi fazer uma live de fim de ano em 2020 para os 16 mil colaboradores destacando as ações da empresa no enfrentamento da crise. “Em um ano atípico e desafiador, o cenário de pandemia impôs a necessidade de redirecionamento das estratégias corporativas e de rápida reação diante dos vários desafios”, disse o CEO do grupo, Mario Ruiz-Tagle.

O desafio foi proporcional ao tamanho da crise. Pela primeira vez toda a equipe administrativa trabalhou em home office, cerca de 4.800 funcionários. Por ser uma empresa de serviços essenciais, os times de campo tiveram de se adaptar à eficiente comunicação remota.

Apesar dos desafios, em 2020 a Neoenergia obteve lucro líquido recorde de 2,8 bilhões de reais, 26% maior que o de 2019. Segundo a empresa, o #BrilhaNeo objetivou celebrar os bons resultados junto com os colaboradores, reconhecendo sua dedicação e fortalecendo seu senso de pertencimento.

Para transformar os encontros online em algo leve, mas eficaz, utilizou-se um formato de live inovador e interativo, inspirado em TV shows como Altas Horas, Caldeirão do Hulk e Programa do Porchat. Em 2h30 divididas em cinco blocos, os funcionários podiam interagir com o programa, com quizzes sobre o negócio, votação para um show de talentos, gincana de caça aos EPIs em casa, plateia virtual, projeção de fotos divulgadas nas redes sociais, sorteio de brindes e prêmios etc.

O #BrilhaNeo alcançou o maior número de visualizações de lives já realizadas com foco em seu público interno. O canal do YouTube da companhia obteve mais de 13.800 visualizações nos quatro dias de evento, e o número de assinantes do canal também alcançou um crescimento exponencial inédito naquela semana, com mais de 100 novos seguidores. A julgar pelos números, a estratégia de comunicação da Neoenergia brilhou com o #BrilhaNeo.