BRF

Case: Compromisso de integridade dentro e fora da BRF

Categoria: Ética, Integridade e Compliance

A BRF, produtora de alimentos com mais de 90 mil colaboradores e dona de marcas como Sadia e Perdigão, atua para garantir que ética, transparência e integridade sejam palavras-chave em suas estratégias de negócio.

A BRF, produtora de alimentos com mais de 90 mil colaboradores e dona de marcas como Sadia e Perdigão, atua para garantir que ética, transparência e integridade sejam palavras-chave em suas estratégias de negócio. Para isso criou o Sistema de Integridade, com as melhores práticas preventivas internacionais de compliance, baseado em oito pilares: identificação e mitigação de riscos; estrutura global adequada ao nível de risco; políticas e procedimentos globais; treinamento, capacitação e comunicação; análise contínua dos parceiros de negócio; controles digitais e monitoramentos ágeis adequados à dinâmica dos negócios; detecção e implementação de medidas de remediação; e engajamento externo e compartilhamento de práticas.

Para Reynaldo Goto, diretor de Compliance da BRF, a ideia é fazer o certo e dar o exemplo. “Este prêmio mostra que nosso Compromisso de Integridade envolve todos os stakeholders. Além de engajar os colaboradores, a companhia utiliza múltiplas plataformas e conta com os parceiros para compartilhar boas práticas com produtores integrados, instituições de ensino, sociedade civil e parceiros de negócios”, afirma o executivo.

Segundo ele, a companhia faz de seu Sistema de Integridade a base dessa cultura. “O compromisso com a integridade deve ser onipresente, e a BRF torna a ética uma prática diária em toda a cadeia produtiva, construída nas pequenas e nas grandes atitudes.”

Para garantir que tais mensagens cheguem a todos os colaboradores, desde os escritórios e fábricas até os centros de distribuição, a empresa produz mais de 70 publicações semanais, veiculadas em cartazes, na rede social interna e em informativos online, como o BRF News.

Mensalmente, as Receitas de Integridade do Manual de Transparência são discutidas em linguagem simples e aplicadas às dinâmicas do trabalho nas fábricas. Há também os Embaixadores de Integridade, voluntários que auxiliam na implementação e no aprimoramento do Sistema de Integridade com ações de orientação sobre normas de Compliance e engajamento.

Em meados de 2021 a iniciativa envolveu cerca de 220 multiplicadores de logística, comercial, industrial, agropecuária e corporativo de todas as unidades no mundo. “É um trabalho contínuo e essencial para a BRF que essas mensagens alcancem não só os colaboradores, mas também os parceiros com quem a empresa realiza negócios e compartilha boas práticas.”