SulAmérica Cia. de Seguro Saúde

Case: Saúde Integral: o novo posicionamento de marca da SulAmérica

Categoria: Marca

Agência: Rede Comunicação de Resultados

 

Se em time que está ganhando não se mexe, essa premissa não vale para o universo das marcas e empresas. A SulAmérica, mais longeva seguradora do mercado brasileiro, fundada há 125 anos, decidiu reposicionar sua marca após vender a carteira de Automóveis e Massificados à concorrente alemã Allianz, em 2019. Sob o comando do CEO Ricardo Bottas, lançou a iniciativa “Saúde Integral: o novo posicionamento de marca da SulAmérica”. O plano é mostrar a clientes, parceiros e potenciais investidores que está 100% voltada à jornada de saúde dos clientes, e não mais em danos e proteção de bens materiais. “Direcionamos nosso portfólio para a proteção de pessoas”, diz Bottas. “Na área de saúde, temos uma carteira mais longa, com clientes que ficam por mais tempo. Em automóvel, é uma vida de 12 meses pela apólice. A volatilidade é maior.”

O reposicionamento de marca mira em aumentar a rentabilidade e garantir a consolidação em um setor em franca expansão no Brasil. Seu portfólio agrega produtos e serviços de Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Investimentos – ou seja, com foco no bem-estar físico, emocional e no planejamento financeiro. “O conceito de saúde integral, que cresceu muito na pandemia, já vinha sendo feito por nós nesse reposicionamento. O aspecto financeiro é essencial para a saúde emocional e física”, afirma o CEO.

Para reposicionar uma marca centenária com 7 milhões de clientes e 4 mil funcionários, a SulAmérica elaborou uma plataforma que refletisse sua estratégia e sua visão de futuro, alinhadas com a evolução do mercado segurador e num ambiente de intensa transformação digital. Nesse processo de rebranding, recrutou a consultoria especializada Interbrand para cocriar as diretrizes desse aprimoramento.

Segundo Bottas, o desafio de reposicionar a companhia e direcionar esse novo olhar para pessoas fez com que ela entendesse e encontrasse seu verdadeiro papel na vida dos clientes: deixar de ser apenas uma seguradora de casa, carro ou moto para se tornar uma gestora que oferece soluções integradas de cuidados com a vida. “A pandemia trouxe uma nova necessidade e gerou uma grande expectativa pelo acesso à saúde. Virou prioridade.”

Para a “nova” SulAmérica, o propósito é ser reconhecida pela health e pelo wealth, reposicionar-se para garantir a saúde dos clientes e ainda preservar a longevidade de uma jovem senhora de 125 anos por muitas décadas.