BRF


Case:
Como transformamos uma gestão de crise em oportunidade

Categoria: Gestão de Crise

Agência: ANK Reputation Boutique Projects

Como atua em todos os continentes, inclusive na China, local dos primeiros casos, a BRF se antecipou na estratégia de combate à Covid-19

O velho ditado de que na crise surgem as grandes oportunidades é verdadeiro na área de Comunicação da BRF, gigante brasileira do setor de alimentos, e isso ficou ainda mais evidente na pandemia de Covid-19. “Em um momento sem precedentes em nossas mais de oito décadas de história, tínhamos de posicionar nossa companhia para agir de forma determinada e cuidadosa. Sabemos que ninguém vence nada sozinho. Por isso, entramos nessa juntos para continuar fazendo a #NossaPartePeloTodo, como sugere nossa campanha, baseada na solidariedade e no nosso princípio de interdependência”, afirma Lorival Luz, CEO da BRF.

Para transformar crise em oportunidade, o executivo montou uma autêntica estratégia de guerra. “Existem infinitas maneiras de fazer referência a 2020, um ano sem igual em nossa história recente. Ao olhar para a jornada da BRF, tenho certeza de que este período ficará marcado por nossa força como time, pela capacidade de enfrentar com responsabilidade e superar os desafios de toda ordem que se multiplicaram ao longo dos meses”, diz o CEO. “Cuidamos das pessoas em nosso contexto operacional agindo solidariamente e assegurando o fornecimento de alimentos nos mercados em que atuamos.”
Como atua em todos os continentes, inclusive na China, local dos primeiros casos, a BRF se antecipou na estratégia de combate à Covid-19. As prevenções envolveram milhares de colaboradores, produtores, fornecedores e clientes. Além disso, a BRF dedicou atenção especial à imprensa pelas insistentes informações distorcidas ou até fake news que atribuíam a errônea propagação do coronavírus aos frigoríficos. Muito antes do reconhecimento da pandemia pela OMS a BRF já adotava diversas medidas baseadas na ciência e foi pioneira em assumir no Ministério Público a promessa de proteger a saúde e a segurança dos frequentadores do ambiente. No total foram 42 ações; entre elas, intensa higienização, distanciamento, novas regras de acesso às unidades, uso de máscara, trabalho remoto.

A diretora de Reputação e Comunicação da BRF, Raquel Ogando, avalia os desdobramentos das ações. “Em uma crise sempre se espera o pior. Então não ocorreu nada que não estivesse mapeado. Houve momentos difíceis em que a gente precisou parar, não devido a contaminação, mas para testagem em massa. Esses momentos são críticos porque geram repercussão na imprensa nacional e internacional. De certa forma, isso afeta a companhia. Mas é do jogo. Ajudamos a contar essa história”, disse.