Norsk Hydro

Case: Valorizar a história para construir um futuro melhor

Categoria: Memória Organizacional

Agência: Temple Comunicação

A ação de resgate da memória da Hydro impactou seus públicos-alvo e propiciou uma nova conexão entre os colaboradores

As atividades da refinaria de alumina Alunorte (Hydro) e da fábrica de alumínio primário da Albras, que é uma joint-venture entre a Hydro e a Nippon Amazon Aluminum Co. (NAAC), são juntas uma potência na produção de alumínio. As fábricas sediadas em Barcarena (PA) completaram respectivamente 25 e 35 anos de operação em 2020. Em comemoração, lançaram nas redes sociais da Norsk Hydro a websérie #HistóriasInfinitas, que contou semanalmente narrativas sobre quem contribuiu para sua trajetória no estado.

Michel Lisboa, diretor industrial da Alunorte, fala sobre a atuação da empresa na região. “Em 25 anos de história, a Alunorte buscou se renovar continuamente para manter uma produção eficiente e responsável. Temos a sustentabilidade como prioridade, investimos em tecnologias avançadas e em iniciativas que tornam nossas operações ainda mais modernas e seguras. Nos últimos anos desenvolvemos diversas ações com o objetivo de sermos um bom vizinho em Barcarena, onde vivemos.”

Segundo Lisboa, mais do que valorizar a história das empresas, a campanha, cujo mote faz referência ao alumínio, metal que pode ser infinitamente reciclado, foi desenhada para alcançar diferentes públicos e destacar as pessoas que fazem parte dessa história e trabalham para torná-la melhor, alinhada à sua estratégia global, sem esquecer a importância dos seus 116 anos de trajetória.

O conteúdo foi reproduzido nas mídias internas e externas, como Workplace, newsletter, aplicativo mobile, TVs corporativas e redes sociais, e também foi adaptado para mídias off-line nas unidades, como minidoors e murais, além de anúncios nos jornais regionais e reportagens em veículos locais e nacionais.

A ação de resgate da memória da Hydro impactou seus públicos-alvo e propiciou uma nova conexão entre os colaboradores, estimulando a sensação de pertencimento e permitindo que se colocassem no lugar dos protagonistas das peças criadas, consolidando assim a identidade da companhia. As campanhas reforçaram a percepção de importância das empresas para o desenvolvimento local, assim como para o direcionamento global de negócios adotado pela organização. Ao valorizarem a história, enalteceram também as pessoas que a constroem, fortalecendo vínculos e ainda mais o orgulho de ser Hydro.