iFood

Case: #AlémDe: A estratégia de Comunicação Interna que originou nossos compromissos externos de D&I

Categoria: Público Interno

Agência: Mopa. Comunicação; Ideafix Estudos Institucionais; CG Imagens e Projetos

Foodtech líder na América Latina define metas de compromisso social para avançar em diversidade e inclusão dentro e fora de casa

Maior plataforma de delivery do país, o iFood quer entregar muito mais do que refeições. Em maio de 2021, estabeleceu diretrizes de compromisso com o respeito às diferenças. Conforme um dos trechos da campanha #AlémDe, “é fundamental promover a pluralidade e a inclusão das pessoas”.

A empresa definiu metas de inclusão de raça e de gênero entre os colaboradores até dezembro de 2023 para elevar o número de mulheres a 50% nos cargos de liderança e a 35% em postos de alto comando. Já em equidade racial, o objetivo é que o número de líderes negros alcance 30% e a presença de colaboradores negros, 40%.

O iFood desenvolveu treinamentos de conscientização sobre privilégios, vieses inconscientes e liderança inclusiva. Tem ainda programas de aceleração de empoderamento de grupos minorizados, como a Mentoria para Pessoas Negras, que atua por meio de experiências e treinamentos práticos, e o Agora É que São Elas, que impulsiona mulheres a se preparar para a liderança.

Para trazer mais equidade salarial e de progressão entre o público interno, a plataforma criou um algoritmo para identificar vieses de gênero e raciais nas avaliações de desempenho e corrigir possíveis distorções na remuneração e na promoção dos funcionários com base nelas.

Como resultado dessas iniciativas, a empresa avançou 71,43% no número de mulheres na alta liderança e 17,6% no de negros em posições de liderança durante 2020. A estratégia de comunicação focava mensalmente em melhorias de conteúdo para elevar os oito valores internos da companhia: Inovação, Meritocracia, All Together, Lean, Excelência Operacional, Versatilidade, Empreendedorismo e Resultados.

“Temas como identidade de gênero, orientação sexual, raça, estado civil, ser pessoa com deficiência, ter filhos ou crianças por quem se é responsável, ser mãe ou pai solo, entre outros, também serão mapeados”, diz Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade do iFood. “Inclusão social significa escutar, respeitar e empoderar sem distinção. Estamos trabalhando para aumentá-la e alimentar o futuro do Brasil, contribuir para corrigir dívidas históricas, dar oportunidades de formação a quem mais precisa e tornar o mundo mais justo para todos.”