Energisa  

Case: O Descomplicador

Categoria: Mídia Digital

Agências: FSB Comunicação; DPI Publicidade; Agência Binder; AV8 Filmes

Energisa produz webséries bem-humoradas para ajudar os clientes a economizar energia

A segunda temporada da websérie O Descomplicador, uma descontraída produção da Energisa com o humorista Paulo Vieira, focava em ajudar os consumidores a reduzir o consumo de energia em casa. A primeira temporada havia contado com seis episódios que buscavam esclarecer itens da conta de luz, como as variações acontecem, entre outros tópicos. Todos os episódios estão disponíveis no site.

Vieira cresceu em Palmas, no Tocantins, um dos estados atendidos pela Energisa. Ele interpreta, com linguagem educativa e divertida, conceitos sobre energia presentes no dia a dia dos clientes. “O Descomplicador mudou nosso modo de falar com o público. Essa etapa materializa a nova forma de a empresa dialogar com seus clientes, com linguagem descomplicada, apostando no grande alcance das mídias digitais. Além disso, ter Paulo Vieira como nosso representante gera identificação e humor na mensagem”, afirma Bruna Frias Rodriguez, gerente de Experiência da Marca do Grupo Energisa.

Um dos trechos da comunicação ressalta que não há como não vincular a história da Energisa ao Brasil profundo e acrescenta que, desde o começo das atividades, em Cataguases (MG), há mais de um século, houve uma longa trajetória para levar energia aos mais distantes lugares, a empresas, famílias e propriedades rurais, impulsionar a economia local, gerar empregos e renda. E, para definir sem atropelos as metas, a visão estratégica utilizada em cada iniciativa não permitia improvisos nem desvios de rota.

O roteiro mostra que essa visão da marca persiste na teoria do crescimento econômico e sustentável. É a chamada Energia 4D: digitalizada e focada em eficiência operacional, transformação da experiência do cliente e desenvolvimento de novos negócios, e descarbonizada, com menos fontes fósseis e mais energias renováveis.

Os obstáculos inicialmente colocados para a Energisa, em especial no final de 2018, ao assumir a concessão em Rondônia no leilão da Eletrobras, com sistema sucateado, dívidas, ligações clandestinas e outras irregularidades, foram gradualmente sanados com medidas estruturais que a alçaram a patamares mais elevados, e atualmente a companhia pode comemorar as transformações históricas.