Visões de Futuro+15: um trabalho da Fundação Telefônica Vivo para acompanhar
A Fundação Telefônica Vivo está reunindo dados sobre centenas de iniciativas ao redor do mundo, em um grande banco de dados, com o objetivo de apontar tendências em cinco áreas: sociedade, tecnologia, economia, meio ambiente e política. Os dados apontam ações e iniciativas que tendem a modificar, já nos próximos 15 anos, os atuais modelos de atuação e comportamento dos indivíduos, empresas e instituições.
Isto acontece desde 2014, com análise ou produção de estudos, pesquisas e processos de diálogo com a sociedade com intuito de gerar e compartilhar conhecimento, inspirar e influenciar o futuro de múltiplos atores (sociais, empresariais, terceiro setor, agentes de transformação social, políticos e governo) na promoção do desenvolvimento social. A equipe mapeou ações em fase inicial ou já implementadas. Os resultados indicam, por exemplo, que a maior parte das profissões tradicionais poderá ser extinta, apontando situações em que as pessoas terão múltiplas carreiras, atuarão de forma colaborativa para gerar renda e estarão identificadas com uma pluralidade de gêneros.
O levantamento traz informações sobre iniciativas em neurociência, realidade virtual, robótica, hiperconexão, entre outras tecnologias. As pesquisas foram feitas em redes sociais como Twitter, Medium e Instagram, e em mais de 35 workshops no Brasil, América Latina e Europa. Os resultados podem ser acessados pela internet no site http://www.fundacaotelefonica.org.br/visoesdefuturo.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados é destaque no podcast Meio Tempo, da FGV ECMI
- Tem início nova turma do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial da Aberje com FGV Rio
- Evento “Diálogos que conectam” marca lançamento do Mestrado Profissional de Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Ana Paula Rocha assume diretoria do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul
- Prêmio Aberje abre inscrições para sua 50ᵃ edição
ARTIGOS E COLUNAS
Letícia Vidica A importância da comunicação inclusiva e da filantropia estratégica na estrutura das empresasPaulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de Marca