ƒ VIII Encontro Nacional dos Conselhos Comunitários Consultivos acontece no Polo do Grande ABC – Portal Aberje
×

VIII Encontro Nacional dos Conselhos Comunitários Consultivos acontece no Polo do Grande ABC

Rede Aberje

Acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 12 e 13 de junho de 2019, o VIII Encontro Nacional de Conselhos Comunitários Consultivos, no Polo do Grande ABC. Devido às comemorações do dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, esta edição do evento terá como tema “Coleta e Reciclagem de Resíduos” em interface com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 12: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”.

 

 

O encontro tem confirmada a participação de representantes dos CCCs e das empresas associadas da Aberje BASF, Bayer/Monsanto, Braskem e Unipar Indupa  e também da Clariant e Nitro Química. Ainda participam o associado da Aberje Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic)/BA e também o Polo Petroquímico de Triunfo/RS e o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC.

A abertura do encontro contará com a participação do secretário de Meio Ambiente do município de Santo André, Fabio Picarelli; da coordenadora do CCC do Cofip ABC, Ana Govatto; da vice-coordenadora da Comissão Temática de Diálogo com a Comunidade da Abiquim, Amanda Moscardini; e da diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha.

A programação seguirá com uma apresentação da representante do Corpo Técnico do SESI, Camila Urfali, sobre sustentabilidade com foco em consumo sustentável, seguida de uma apresentação do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental (Semasa) sobre o case local de reciclagem, o programa “Moeda Verde”, que será feita pela primeira dama de Santo André/SP, Ana Carolina Barreto Serra. Por fim, os conselheiros devem protagonizar uma dinâmica para fomentar a troca de práticas e experiências entre os conselhos comunitários de diferentes regiões do País para discutir projetos e soluções aos problemas apresentados.

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Química no Congresso Nacional, Alex Manente (Cidadania/SP), e o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química do Estado de São Paulo, Thiago Auricchio (PL/SP), participarão da abertura do segundo dia do Encontro. Os conselheiros ainda assistirão a uma demonstração de acionamento do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que será realizado por seu coordenador, Luiz Sarno. A programação contemplará ainda um tour guiado no entorno do polo petroquímico.