Vale_Podcast vale

A Vale lançou, no dia 9 de março, um novo canal de comunicação: o podcast. Trata-se de uma forma de transmissão de arquivos multimídia na internet, uma espécie de rádio digital direcionada a assuntos específicos. A partir de seus ativos e iniciativas, a Vale quer conectar à sua experiência temas relevantes para a sociedade – sustentabilidade, inovação, recursos humanos, negócios etc. Com isso, a mineradora espera ampliar a comunicação com seus diversos públicos.

“Na busca por novas soluções em comunicação, pensamos em uma ferramenta de fácil acesso para todos os públicos. Hoje, ouve-se um podcast em qualquer dispositivo, como celular, tablet ou desktop. Assim, as pessoas que têm interesse em assuntos que são do universo da Vale poderão nos ouvir na hora em que quiserem”, explica Mônica Ferreira, gerente geral de Relacionamento com a Imprensa e Mídias Digitais da Vale.

Os primeiros cinco episódios podem ser acessados no endereço www.vale.com/podcast.  Além de ter acesso pelo site da Vale, o usuário pode acessar os conteúdos do Podcast Vale pelo aplicativo da Apple. Quem tem iPhone, já pode conferir e assinar o alerta de novos podcasts. A funcionalidade também estará disponível, em breve, para Android e Spotify. O conteúdo também está sendo replicado nas redes sociais da empresa, como Facebook e LinkedIn, na Sala de Imprensa Online (www.vale.com/saladeimprensa) e nos releases distribuídos à imprensa.

A produção dos podcasts é feita por profissionais de comunicação da Vale, seguindo uma linha editorial mais jornalística e menos institucional. “Estamos refinando o olhar para temas mais abrangentes e relevantes e, a partir daí, inserimos de forma sutil a experiência da Vale. Nas entrevistas, por exemplo, teremos convidados externos para nos ajudar a contar essas histórias. É o caso do professor Sérgio Besserman, economista e ecologista, que inaugurou os primeiros episódios tratando de um tema urgente, o das mudanças climáticas”, explica Mônica Ferreira.

“Fiquei muito feliz em falar sobre sustentabilidade neste projeto. A iniciativa mostra o comprometimento da Vale com valores muito importantes e disponibiliza para todos os brasileiros o que há de mais importante para o desenvolvimento do Brasil: conhecimento. E o faz de forma amigável, simples e de excelência”, reforça Sérgio Besserman, que também é professor de economia da PUC.

Em linhas gerais, os conteúdos terão dois formatos: notícia e entrevista. Serão episódios curtos, seguindo uma comunicação mais dinâmica e informal, em que os podcasters terão um papel de contadores de histórias com a participação de entrevistados que ajudarão a construir a notícia. “Não montamos um superestúdio nem teremos microfones profissionais. O objetivo da nossa comunicação é ser simples, objetiva e próxima. Esperamos que as pessoas gostem e até nos sugiram pautas”,  conclui Mônica.

O canal Podcast Vale está hospedado no site da empresa.

Como surgiu o podcast

O termo podcast é uma junção das palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio), e surgiu em 2004. Em geral, a ferramenta é usada como uma espécie de blog, onde a voz substitui o texto escrito. Uma das facilidades é que se pode ouvir os podcasts a qualquer hora, inclusive em um player portátil.