×

Projeto de educação ambiental apoiado pela BASF impacta mais de mil estudantes em Guaratinguetá

Rede Aberje

O projeto ‘O Verde e Azul no Vale – Caminhos da Mata Atlântica’, realizado pela ONG Corredor Ecológico é um dos projetos apoiados pela BASF, associada da Aberje, em Guaratinguetá (SP), como parte de sua estratégia de engajamento social em 2019.

Há 10 anos atuando na região do Vale do Paraíba, o Corredor Ecológico busca mudar a paisagem da região e levar educação ambiental às escolas públicas da região. Para a criação dos corredores, cerca de 720 mil árvores já foram plantadas, o que equivale a 430 campos de futebol (hectares). Apoiado pela BASF por meio do edital Conectar para Transformar, o programa de mobilização socioambiental atende às turmas do 4° ano das 24 escolas municipais de Guaratinguetá. No total, 75 educadores e 1.160 alunos foram diretamente envolvidos, juntamente com seus professores e coordenadores.

Ao apoiar este projeto, a BASF colabora com a qualificação de professores e para o despertar dos alunos para a importância da natureza que os cerca. ”Acreditamos que a educação ambiental é fundamental para o desenvolvimento e para a transformação da comunidade”, afirma Patrick Silva, diretor do Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá e de Infraestrutura para a América do Sul.

Além da capacitação dos docentes, também são sugeridas atividades extraclasses propostas pelos materiais entregues às escolas como, por exemplo, atividades de leitura da paisagem do Vale do Paraíba, horta comunitária, jornal mural, entre outros. O programa visa envolver familiares dos alunos, proprietários rurais e colaboradores da BASF.

Para Olga Togni, gestora do projeto, a importância do apoio da BASF vai além de proporcionar o aumento da abrangência da mobilização socioambiental. „O incentivo da BASF nos reaproximou de Guaratinguetá, uma cidade importante no Vale do Paraíba, mas que estávamos distantes. Com este projeto, nossa relação com a população, empresas e prefeitura se estreitou”, comenta.

OUTRAS INICIATIVAS – Neste ano, além de O Verde e Azul no Vale – Caminhos da Mata Atlântica, a BASF apoia outras duas iniciativas em Guaratinguetá: o Robótica Educacional 4.0: habilidades do profissional do século XXI e o Cientista Alfa e Beto. Todas foram selecionadas por meio do edital Conectar para Transformar. A iniciativa dos projetos já beneficiou na América do Sul 413 mil pessoas entre 2016 e 2018.  “O Conectar para Transformar contribui para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), um dos critérios para a seleção dos projetos”, destaca Ivania Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF.