×

Programação do Congresso de Atuação Responsável reúne especialistas internacionais e brasileiros

O 17º Congresso de Atuação Responsável será realizado nos dias 15 e 16 de agosto de 2018 no Novotel Center Norte, na capital paulista. O evento recebe a cada edição cerca de 500 participantes entre profissionais de empresas nacionais e estrangeiras, profissionais liberais, representantes do governo, da academia, da sociedade civil, cientistas, ongs e sindicatos A cada edição, a programação do Congresso apresenta palestrantes internacionais e representantes do governo. O evento é realizado pela Abiquim e conta com apoio da Aberje, o que confere desconto aos associados na inscrição.

A sessão plenária do evento terá a participação do palestrante internacional, Patrick Vandenhoeke, vice-presidente de governança corporativa e questões públicas da Solvay e chairman do Grupo de Líderes do Responsible Care no International Council of Chemical Associations (ICCA), que apresentará as estratégias do programa voluntário da indústria diante dos desafios globais. A coordenadora-geral de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Letícia Reis Carvalho, que representa o Brasil na Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM), apresentará as demandas mundiais deste Fórum após 2020.

No período da tarde do primeiro dia do Congresso, 15 de agosto, a sala “Regulamentação: Desenvolvimento da Legislação Brasileira de Substâncias Químicas”, contará com a participação do vice-diretor executivo da European Chemicals Agency (ECHA), Jukka Malm. A sala “Fatores Humanos relacionados a Segurança de Processo”, que acontece no primeiro dia, terá a participação do consultor do Center for Chemical Process Safety (CCPS), Alexandre Glitz.

No período da manhã do segundo dia do evento, a sala “Qualidade do Ar” terá a participação do engenheiro sênior da Ingevity, Glenn Passavant, que irá focar nas emissões por evaporação em movimento e durante o reabastecimento do veículo, e a tecnologia ORVR – Sistema a bordo de Recuperação de Vapores do Reabastecimento. O ambientalista, administrador, advogado e consultor, Fabio Feldmann, fará a abertura e participará de uma mesa redonda da sala “Qualidade do AR”, que acontece no período da tarde do segundo dia do Congresso. A sala “Silicone: Solução Sustentável para a indústria do futuro”, na manhã do segundo dia, abordará as aplicações mais inteligentes e surpreendentes do silicone para trazer benefícios às pessoas. Ela terá apresentações do presidente da CES-Silicones Europe e presidente do Global Silicones Council, Ralf Maecker, e do diretor-executivo do Global Silicones Council, Karluss Thomas. A sala “Segurança no Transporte de Produtos Químicos” terá a participação do analista de Controle Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Marco Antônio José Lainha, que apresentará estatísticas de acidentes envolvendo produtos químicos perigosos e o trabalho da Comissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.

No período da manhã, a sala “Competências da era digital, diversidade e inclusão: precisamos conversar sobre isto!”, terá uma mesa redonda que será moderada pelo gerente de Diversidade da Fundação Espaço ECO, mantida pela BASF, Guilherme Bara. A executiva pública da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Denize Cavalcanti, participará da sala “Compras Sustentáveis na Indústria Química: oportunidades e benefícios”.

Aprimoramento profissional – Mais uma vez o Congresso de Atuação Responsável terá a realização de quatro minicursos: “Manuseio e Transporte Seguro de Cloro”; “e-Social – Experiências na implantação da indústria química”; “Mapa de Materialidade da Indústria Química” e “Gestão de Risco e a Governança Corporativa – Uma questão de transparência”, que será ministrado pelo engenheiro Marcos Lucio de Moura e Souza, consultor empresarial e professor.

O 17º Congresso de Atuação Responsável tem o patrocínio da Arlanxeo, Basf, Birla Carbon, Braskem, Chemours, Clariant, Comissão Setorial de Silicones, Covestro, Croda, Dow, Elekeiroz, ExxonMobil, Huntsman, Ingevity, Innova, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia, Suatrans, Unigel e Unipar Carbocloro.

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Associação Brasileira da Indústria de Cloro-Álcalis e Derivados (Abiclor), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Instituto Brasileiro do PVC (IPVC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Instituto Ekos Brasil, Plastivida, Sindicato das Indústrias de Produtos Petroquímicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Clique aqui para ver a programação completa e fazer sua inscrição no Congresso AR 2018.