×

Pesquisa Global da Deloitte aponta tendências para a área financeira

A Deloitte Global realizou no primeiro trimestre deste ano o levantamento “Financial Services Survey Snapshot”, que consultou mais de 200 executivos de empresas da área financeira – como bancos, corretoras de valores, seguradoras e gestoras de investimentos – de todo o mundo para conhecer suas opiniões sobre tendências nas áreas de tecnologia, talentos e transformação no setor de serviços financeiros. A Deloitte Brasil é associada da Aberje.

Cerca de dois terços dos participantes da pesquisa disseram acreditar que a área de tecnologia vai provocar grande impacto na indústria financeira nos próximos dois anos. Essa expectativa é ainda mais forte entre executivos da América Latina, onde 75% tem a mesma opinião. Entre os ouvidos da região Ásia/Pacífico, apenas 50% apostam na tendência.

Enquanto os agentes de todas as áreas do setor financeiro já identificam a escassez de mão de obra nos segmentos de inovação, desenvolvimento de produtos e Tecnologia da Informação, na média, 60% dos participantes acreditam que suas empresas planejam reter o atual staff, apesar da tendência de automação de atividades. Por outro lado, 33% imaginam que haverá cortes no quadro funcional. Vale destacar que em relação às duas conclusões há diferenças de resultados de acordo com o segmento de atuação dentro da área financeira.

Grande parte dos entrevistados espera que, no curto prazo, haja um impacto significativo de tecnologias como blockchain e processos robóticos de automação. “O setor financeiro, por tradição, costuma liderar tendências tecnológicas. Com certeza, essas novas tecnologias já vêm transformando a maneira como os agentes desse setor atendem e interagem com clientes e demais públicos. É certo que essa evolução tende a acelerar no curto prazo – especialmente a partir de soluções como blockchain, computação cognitiva e robotics – e mudar a maneira como os negócios e as interações são feitas”, afirma Paschoal Baptista, sócio-líder de TI para a Indústria de Serviços Financeiros da Deloitte.

Para ter acesso a mais informações (em inglês) sobre a “Financial Services Survey Snapshot”, visite o seguinte endereço: https://www2.deloitte.com/us/en/pages/financial-services/articles/gfsi-survey-snapshot.html.