×

O futuro dos museus e a profissionalização do setor são alvo de MBA promovido por Expomus, UCAM e ABGC

Atualmente existem mais de três mil museus no Brasil e uma carência de cursos de formação para a gestão dessas instituições. São Paulo terá um curso inédito de MBA em Gestão de Museus com especialistas nacionais e internacionais. O curso tem como propósito formar e especializar profissionais para planejar, gerenciar e garantir a sustentabilidade dentro na nova realidade da gestão cultural e do contexto nacional de restrição orçamentária.

Três instituições uniram suas expertises de atuação na área acadêmica e cultural/museológica para estruturar o programa do curso inédito em São Paulo: a Universidade Cândido Mendes (UCAM), a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) e a Expomus, associada da Aberje, com o objetivo de preencher crescente lacuna deste campo profissional no mercado de trabalho, carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, planejamento e sustentabilidade econômica dos museus.

O curso é inédito em São Paulo e está estruturado em 15 módulos temáticos mensais, contemplando aulas presenciais no Museu da Imigração (na Móoca), aulas on-line e visitas técnicas à instituições culturais. Serão tratados temas como planejamento institucional, modelos de gestão das instituições, gestão de riscos e segurança dos museus e gerenciamento das coleções, temas essenciais à sobrevivência de inúmeras instituições que serão abordados por profissionais que atuam no cenário nacional e internacional.

A apresentação de indicadores de impacto dos museus na economia e o impulso dos museus na revitalização urbana e no turismo cultural serão temas debatidos por pesquisadores renomados. A elaboração de projetos culturais, legislação cultural, o planejamento de comunicação e de marketing e a gestão e engajamento de públicos para as instituições serão aprofundados, além de temas como tecnologias digitais de gestão e estratégias para o estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais.

 

 

Criado em 2014, no Rio de Janeiro, pela ABGC e UCAM, o MBA em Gestão de Museus também foi pioneiro à ocasião e preencheu uma lacuna existente no mercado: um profissional capacitado para planejar, gerenciar e garantir a sustentabilidade dos museus. Na última década o setor cresceu significativamente – hoje são mais de três mil instituições no país –, reforçando a demanda por qualificação e especialização dos quadros de trabalho. “Os museus são espaços que se renovaram na sua missão social e institucional, indo muito além do seu papel original de preservação da memória. Atualmente vêm se tornando espaços privilegiados do encontro e locus da ação cultural em toda a sua magnitude, reunido arte, inovação, conhecimento, entretenimento, sustentabilidade e cidadania”, destaca a coordenadora acadêmica do curso, Kátia de Marco.

Para Maria Ignez Mantovani Franco, coordenadora de conteúdo do curso, “o museu é hoje um agente de transformação em rede da sociedade, propondo conexões capazes de transformar o presente e de construir o futuro. Historicamente, o setor cultural brasileiro sempre enfrentou dificuldades de sustentabilidade e, os momentos de crise econômica devem despertar nos profissionais que atuam nos museus a capacidade e o desejo de realizar uma reengenharia institucional e programática, capaz de superar os desafios e dar um passo além no papel social que a instituição ocupa. Com o MBA em Gestão de Museus temos esse espaço de formação e capacitação dos profissionais para lidar com os desafios de sustentabilidade institucional”.

No sábado, dia 27 de abril, no Museu da Imigração acontecerá a aula inaugural do curso com a palestra da engenheira e arquiteta Kátia Loureiro que, em 2008 aceitou o convite de lideranças culturais do Morro do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho para integrar o grupo fundador e dirigente da ONG Museu de Favela – MUF.

As aulas regulares do curso serão mensalmente às quintas das 14h às 18h, às sextas e aos sábados, de 9h às 18h, no Museu da Imigração – Rua Visconde 1316, Mooca, São Paulo/SP. Mais informações e inscrições em: www.abgc.org.br e http://www.expomus.com.br ou ainda no telefone (21) 3543-6489 e e-mails  contato@abgc.org.br e pecs@candidomendes.edu.br .

 

MBA em Gestão de Museus

Titulação: Pós-graduação Lato Sensu.

Carga Horária: 24 h mensais

Previsão de término: 22 meses

Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, São Paulo/SP)

Dias de aula: Mensalmente, mensalmente às quintas das 14h às 18h, às sextas e aos sábados, de 09h às 18h