Na quinta-feira, dia 30 de novembro, acontece o lançamento do livro “Sem Megafone, com Smartphone: práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados”, de Paulo Henrique Leal Soares e Rozália Del Gáudio, executivos e pesquisadores do tema. A obra, editada pela Aberje Editorial, propõe um novo olhar para os processos de comunicação e relacionamento que acontecem no contexto interno das organizações e traz ainda um modelo de gestão construído a partir na experiência prática de mais de 20 anos dos autores. Além disso, depoimentos de 85 profissionais do mundo todo contribuem para traçar um panorama das particularidades desse processo em diferentes culturas. O livro já foi lançado em São Paulo e Belo Horizonte.

Paulo Nassar, professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da USP e diretor-presidente da Aberje, assina o prefácio. “Nesses novos tempos, o mundo digital – junto com a maior liberdade e a busca por igualdade de oportunidades – tem destruído fronteiras, transformando cada pessoa em produtora e receptora de conteúdos. Assim, nós, os responsáveis pela comunicação, precisamos reaprender a nos relacionar com nossos colaboradores e, principalmente, a ouvi-los. Mais do que isso, temos que nos transformar em mediadores qualificados de relações. É disso que trata este livro”, explica Nassar.

A proposta da obra nasceu há dois anos. “Depois de mais de duas décadas (em dobro) trabalhando em comunicação empresarial, com a oportunidade de vivenciar movimentos de transformação dentro de organizações em diversas situações, tais como privatização, expansão, retração, demissões, fusão, aquisição, falência, inovações tecnológicas e gerenciais, internacionalização, dentre outras , resolvemos reunir neste livro histórias e conceitos, numa proposta de compartilhar o que vivemos no dia a dia organizacional, nossos acertos e erros, o que discutimos na academia e o que aprendemos até agora em nossa jornada” conta Paulo Henrique.  A partir dessa diversa experiência prática acumulada, os autores sistematizaram um modelo de gestão da comunicação com empregados, que passa pelo entendimento da estratégia e da cultura e se materializa em processos como veículos internos, campanhas, eventos e apoio à comunicação da liderança.

O interesse pela comunicação com empregados uniu os autores, que já trabalharam juntos na mineradora Vale e desde 2011 pesquisam e escrevem sobre o tema, tendo já apresentado suas reflexões em congressos no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Itália, Portugal, Espanha e Japão. “Entre todos os públicos que se relacionam com uma organização, os empregados são o que apresenta maior nível de complexidade para os comunicadores, pois são os únicos a transitar por dois universos que se completam, o interior e o exterior das organizações, vivenciando seus dilemas, suas certezas, suas decisões, seus silêncios, suas verborragias”, comenta Rozália. “Além disso, cada vez mais os empregados desempenham um papel crucial na gestão da reputação das organizações, assim, compreender seus anseios e incorpora-los efetivamente na construção de uma comunicação genuína é imperativo para as empresas que querem alcançar seus objetivos e garantir sua perenidade”, complementa a autora.

Capa_Sem Megafone com smartphone

Serviço

Lançamento do livro “Sem Megafone, com Smartphone: práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados”

Data: 30 de novembro, 17h
Local: Café & Pauta – Rua Visconde de Pirajá, 365 B – Loja 12 – Galeria Fiamma / Ipanema
Inscrições gratuitas, confirme no site da Aberje.

O livro está à venda no link.