×

Natura Musical apresenta The Baggios na estreia do novo álbum “Vulcão”

Protagonista da cena musical sergipana, The Baggios completa 14 anos de estrada em 2018. Criado na histórica cidade de São Cristóvão, o grupo tem a diversidade como base de uma trilha que começou a ser explorada ainda em seu primeiro trabalho, mesclando timbres clássicos aos riffs bluseiros, atrelados ao rock setentista e a música brasileira. O projeto foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2017, com o apoio da Lei Rouanet, e é lançado pelo selo independente Toca do Bandido. A Natura é associada da Aberje.

Em seu novo trabalho, os Baggios referendam sua trajetória, ao mesmo tempo em que buscam traçar outro caminho. “Vulcão”, faz uma conexão dos ritmos da África com o balanço da música brasileira. Do desert blues ao baião, as percussões latinas se misturam às guitarras orientais e aos riffs do blues num processo maduro, com experimentos e texturas que trazem uma sonoridade ímpar, mesclando o conceito de novo e antigo.

As gravações do CD foram feitas no estúdio Toca do Bandido, no Rio de Janeiro, construído pelo lendário produtor Tom Capone. A produção do álbum ganha a assinatura de Julio Andrade, guitarrista do The Baggios. O músico passou os últimos três anos pesquisando sobre música do norte da África, rock psicodélico da Turquia, música oriental e compositores nordestinos da década de 70. “O Vulcão atrai e ameaça, há beleza e mistério. Sempre cercado da calmaria da natureza, algo feroz acontece no seu âmago e nem todos podem ver, nem todos têm acesso. É lá onde ferve sua essência, o que não se revela”, afirma Julio Andrade, vocalista e guitarrista da banda. “Acreditamos na força do Natura Musical para conectar pessoas, valorizar a criatividade brasileira e revelar a diversidade de cada região do país”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “O programa já circulou por 18 Estados, apostando em talentos locais. No Sergipe, viabilizamos o projeto do Coutto Orchestra e, agora, apostamos no The Baggios para representar a cena artística e cultural do Estado”, complementa.

O novo trabalho conta com alguns convidados: a serena e malemolente canção “Bem-te-vi” traz a maciez da voz de Céu e fala sobre empatia e desapego.  Em “Deserto”, a afropercussão se une a uma batida dançante e ao riff mântrico da guitarra baiana de Roberto Barreto, além da cultura do grave e da linguagem dub de Russo Passapusso, do Baiana System.

Outras faixas ganham forma e põem o dedo em feridas existenciais, medida que o álbum vai maturando na cabeça dos ouvidos mais atentos. “Louva-a-Deus” clama contra a intolerância religiosa e reafirma que independente de que doutrina você pertença, o propósito é o mesmo.  Já “Caldeirão das Bruxas” fala do Yin-Yang, da relutância e da superação dos encegueramentos que a vida mecânica nos traz.

“Vermelho Rubi” aposta nas nuances, uma jam psicodélica com texturas produzidas por órgãos e delays, acompanhados de guitarras e percussões orientais, com traços da música flamenca.  Já “Limaia” é um verdadeiro caldeirão de ritmos do folclore sergipano, como a Marujada, o Reisado e a Caceteira.

Viola de 12, tambores graves ecoantes, fuzz e batidas tribais chamam atenção em “Vulcão”. A composição está dividida em quatro partes; nelas música brasileira, sons do Mississipi e das bandas africanas dão vida ao desfecho do disco. A letra, que segue a filosofia “Fugere urbem”, reforça que a civilização corrompe os costumes do homem, que nasce naturalmente bom. Revela o “cidadão da mata” que na fuga do caos urbano, busca viver sua calmaria, longe da ganância, do ódio e da vaidade, para assim se conhecer melhor, obter algumas respostas e acessar a sua essência.

Escute o disco: https://br.napster.com/artist/the-baggios/album/vulcao

 

Sobre Natura Musical – Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 367projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. O último edital do programa em 2017 selecionou 33 projetos em todo o Brasil. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais.

A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente para a rica e pulsante produção musical brasileira.