×

Mórris Litvak fala sobre o mercado de trabalho para os 50+ em entrevista para a Progic

Rede Aberje

A recolocação no mercado de trabalho é um grande desafio enfrentado pelas pessoas atualmente. No entanto, essa missão torna-se ainda mais difícil quando o profissional em questão está acima dos 50 anos, os chamados 50+. Atualmente vivemos na era de “juniorização” dentro das empresas, onde os jovens recém formados e estagiários vêm preenchendo vagas até então ocupadas por pessoas com mais experiência profissional. Como se reinventar para voltar ao mercado de trabalho depois dos 50 anos? Quais os benefícios que a empresa ganha contratando profissionais com mais tempo de atuação? Mesclar gerações é estratégico para meu negócio?

Para responder essas e outras perguntas, o blog Endomarketing.TV entrevistou Mórris Litvak, empreendedor e fundador da empresa MaturiJobs, que auxilia pessoas e empresas na recolocação de profissionais acima dos 50 anos. A entrevista marca o início da 3° temporada do Progicast, o podcast sobre comunicação interna e gestão de pessoas do blog da Progic.

Segundo pesquisa feita pela PWC, até 2040 cerca de 57% do mercado de trabalho será composto por profissionais com idade acima dos 45 anos. Mas será que as empresas estão preparadas para esse cenário?

 

 

Na entrevista, Mórris conta que apesar dessa onda de “juniorização”, as empresas que contratam profissionais mais experientes possuem diversas vantagens competitivas. “Não é só a habilidade técnica que vai importar. Habilidade técnica você pode aprender a qualquer hora – e dizem que a cada quatro anos você tem que se atualizar ou aprender uma coisa nova porque as técnicas vão ficar ultrapassadas. As habilidades comportamentais é que vão ser cada vez mais importantes e isso é algo que os mais velhos têm muito para contribuir aos jovens por já terem passado por diversas situações durante a vida”, conta Mórris.

Durante o programa, Mórris ainda elenca os benefícios de contratar os 50+ e como a MaturiJobs vem ajudando os profissionais mais velhos a se qualificarem para voltar ao mercado de trabalho. Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre os benefícios dos 50+ nas empresas: https://www.mixcloud.com/widget/iframe/?hide_cover=1&feed=%2FProgicast%2Fprogicast-s3ep01-mercado-de-trabalho-para-os-50-com-m%C3%B3rris-litvak%2F

O Progicast é uma iniciativa do blog Endomarketing.tv, da Progic, empresa associada da ABERJE e o projeto está na sua terceira temporada. Sempre com um convidado especial, os programas abordam temas relacionados à gestão de pessoas, comunicação interna e liderança. Acesse os programas que já foram ao ar aqui.