Livro da Universidade de Coimbra debate memória e identidade organizacional
A Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press lançou o livro “Narrativas Mediáticas e Comunicação: construção da memória como processo de identidade organizacional”, de autoria de João Figueira e Ana Teresa Peixinho. O livro traz uma coletânea de artigos de pesquisadores acadêmicos de universidades de Coimbra, São Paulo, Braga, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sorbonne, entre outras, que exploram os múltiplos fenômenos da comunicação e da memória organizacional, a partir de diferentes áreas do conhecimento: Comunicação Organizacional, Geografia, Ciências da Comunicação e Ciência da Informação.
Na introdução da obra, os autores explicam: “A história, como sustenta Marialva Barbosa, em Mídia e Memória, é sempre a história dos homens e das instituições, o que significa que se conta ‘o mundo como se fosse real, como se o que é relatado de facto tivesse acontecido daquela forma’. A memória das organizações, como a sua identidade, não escapa a esse processo de construção narrativa feito subjetivamente num determinado contexto social, histórico, económico e ideológico”.
Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, é um dos autores, em conjunto com Luís Alberto de Farias, também professor da ECA-USP. O artigo, intitulado “Memória, identidade e as empresas brasileiras: a difícil metamorfose”, reflete sobre a construção da narrativa da identidade organizacional, seu valor e a crise de identidade por que passam as empresas diante dos desafios impostos pela globalização e por processos de fusões e aquisições.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- SHEIN associa-se à Aberje
- Aberje recebe BHP como nova associada
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto