Livro aborda comunicação do governo em tempos de democracia e corrupção
Comunicação e assessoria de imprensa para governos (Editora M. Books), novo livro do jornalista e executivo de PR Marco Antônio de Carvalho Eid, diretor de Conteúdo da Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação (RV&A), aborda as relações dos Três Poderes com a mídia, a partir do processo de redemocratização do Brasil, nos anos 80 do Século XX, até o advento do mensalão e do petrolão, que refletem o irreversível protagonismo da sociedade contemporânea. “Agora, os cidadãos têm o verbo, que lhes foi concedido pela internet”, salienta o autor.
“O Estado de direito, reconquistado pelos brasileiros a partir da Campanha das Diretas Já, em 1984, havia provocado mudanças profundas no processo comunicacional. Somado à Web, determina transformação ainda maior, inclusive no comportamento dos políticos, cuja trajetória na vida pública pode começar com a felicidade da eleição e terminar na melancolia do cárcere”, pondera Marco Antônio Eid, acrescentando: “Ocupantes de cargos públicos, no Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como os seus assessores de imprensa, precisam entender essa nova realidade. Ignorá-la não prejudica apenas as pessoas públicas acusadas de corrupção, mas principalmente o povo e o País, que pagam elevado e amargo preço pela instabilidade política causada pela improbidade, fisiologismo e práticas contrárias à ética, como se observa no Brasil”.
Comunicação e assessoria de imprensa para governos tem capítulos técnico-didáticos, contribuindo para que jornalistas e relações públicas desempenhem melhor suas funções no setor estatal. Aborda a sua interação com os distintos setores dos Três Poderes, concessionários de serviços públicos e instituições da sociedade, os temas mais recorrentes a serem propostos à mídia, as situações de crises e seu enfrentamento, a legislação relativa à contratação de profissionais para compor as equipes e às licitações destinadas à terceirização dos serviços.
Estruturas gramaticais e a credibilidade dos conteúdos
Enfoque absolutamente inédito do livro diz respeito às estruturas gramaticais e tempos verbais que conferem mais ou menos credibilidade aos press releases. Tal análise decorre de prolongado estudo e observação da causa-efeito nas matérias da imprensa publicadas em decorrência da divulgação de conteúdos das assessorias de imprensa governamentais.
“Comecei a perceber isso ao analisar cuidadosamente os clippings das matérias resultantes das pautas de política que divulgávamos na gestão de André Franco Montoro no Estado de São Paulo, a partir de 1983”, relata Marco Antônio Eid, explicando: “Aprender com a prática diária e por tentativa e erro foi decisivo quando as eleições de 1982, as primeiras diretas para governadores desde o golpe militar de 1964, exigiram que reinventássemos o modo de fazer assessoria de imprensa para o setor público. Deve-se salientar que, mais do que nunca, a estrutura verbal-gramatical continua decisiva”.
O jornalista alerta, contudo, que, além de eticamente condenável, é infrutífero utilizar as técnicas de comunicação, por mais eficazes que sejam, para construir artificialmente a imagem de políticos. “Pode-se até conseguir por algum tempo, mas é efêmero na era da internet. Não há assessor de imprensa no mundo capaz de prover o milagre da inocência”.
Histórias e bastidores da redemocratização
Em seu livro, Marco Antônio Eid também dedica alguns capítulos a relatos inéditos de bastidores que vivenciou no governo paulista, na Campanha das Diretas Já, na Constituinte de 1987, na cobertura da agonia e morte do presidente Tancredo Neves e em passagens com chefes de Estado e personalidades internacionais. Esses episódios, que ampliam o interesse da obra para além do público profissional, ajudam o leitor a entender melhor um dos momentos mais importantes da História do Brasil.
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