LiderCom debate uma nova narrativa para Minas Gerais
O LiderCom Minas Gerais iniciou nesta segunda-feira, 23 de outubro, um ciclo de debates sobre novas narrativas para Minas Gerais. A professora Patrícia Cerqueira Reis, doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP e professora da ESPM-RJ, fez uma profunda análise sobre narrativas para marcas territoriais, avaliando o legado dos Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro, tema de sua tese de Doutorado. Ela formulou sua análise a partir das dimensões que formam a marca Rio: dimensão produtiva, dimensão política, dimensão histórico-cultural, atributos intangíveis, conexões e potencialidades. “As marcas territoriais são poderosas: elas mantêm e atraem negócios, desenvolvem o turismo e as exportações, atraem pessoas e investimentos estrangeiros”, explicou.
O debate é uma iniciativa dos comunicadores reunidos no LiderCom Minas Gerais da Aberje, que sentem a necessidade de reconstrução de uma narrativa para o estado. As crises política e econômica se prolongam e corroem a narrativa que estruturava a construção da imagem de Minas Gerais até alguns anos atrás: lideranças políticas de expressão nacional e crescimento econômico superior à média nacional, puxado por setores como mineração, siderurgia, metal mecânico e grandes obras de engenharia. A crise afetou a imagem das lideranças politicas e provocou forte retração destes setores econômicos. Ao mesmo tempo, surgem esforços alternativos de redesenho da marca do estado, como alta concentração de startups e produção de produtos de terroir, como cafés e queijos finos, que ganham no país e no exterior.
O Lidercom é uma iniciativa da Aberje que surgiu em 2016, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e relacionamento para os altos dirigentes da comunicação corporativa. Em Minas Gerais, a iniciativa é liderada por Roberto Baraldi, diretor do Capítulo Aberje no estado.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- SHEIN associa-se à Aberje
- Aberje recebe BHP como nova associada
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto