×

Inclusão e diversidade nas empresas será debatido no Congresso de Atuação Responsável

O Congresso de Atuação Responsável realizado pela Abiquim, instituição associada da Aberje, sempre traz uma programação completa com apresentações e debates de temas essenciais para o desenvolvimento dos profissionais de diversas áreas e segmentos. Além de temas ligados à saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade e oferecer uma programação com minicursos, o Congresso busca apresentar e debater temas que acompanham as mudanças da sociedade e seu reflexo no meio empresarial.

O 17º Congresso de Atuação Responsável terá na programação do segundo dia do evento, 16 de agosto, a sala temática “Competências da era digital, diversidade e inclusão: precisamos conversar sobre isto!”, que será dividido em dois painéis, o primeiro “Competências para o Futuro: Qual será o caminho?” e o segundo “Diversidade e inclusão: quebrando paradigmas”, que promoverá o debate sobre as ações das empresas para implementar a diversidade e inclusão nas empresas.

 

abiquim-congresso

 

O consultor de comunicação e diversidade, professor e líder do Comitê LGBT da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, e pesquisador na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Ricardo Sales, será um dos palestrantes deste painel. “A diversidade está associada a mais criatividade, inovação e engajamento, necessidades de todas as organizações. O tema é amplo e demanda atenção especial. É uma questão de responsabilidade social e de sobrevivência do próprio negócio. Pois empresas pouco inclusivas terão cada vez menos espaço no mercado”, explica Salles, que abordará esses pontos em sua apresentação no Congresso AR.

A assistente de Treinamento e Desenvolvimento da Solvay, Gisleine Cardoso, participará de uma mesa-redonda do painel e também contará sobre o programa de treinamento de Diversidade e Inclusão da Solvay. “A empresa que aplica uma política de diversidade e inclusão, contribui para um ambiente mais atraente, com equipe de maior qualidade, permitindo decisões mais bem informadas, proporcionando criatividade, inovação e envolvimento dos empregados”.

A mesa redonda também contará com a participação da analista de Diversidade & Inclusão da Braskem (empresa associada da Aberje), Debora Gepp; do coordenador de Educação Industrial na Braskem e coordenador do GT Capacitação da Comissão Temática de Recursos Humanos e Assuntos Trabalhistas da Abiquim, Mauro Magenta; e da engenheira biomédica, Maria Fernanda Hashimoto, que contará sobre seu processo de transição de gênero.  A mesa redonda será moderada pelo gerente de Relacionamento da Fundação Espaço ECO, mantida pela BASF (associada da Aberje), Guilherme Bara.

O Congresso de Atuação Responsável será realizado nos dias 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, na capital paulista, terá como tema a “A Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”. O evento reúne a cada edição um público de mais de 500 pessoas entre profissionais de empresas nacionais e estrangeiras, profissionais liberais, representantes do governo, da academia, da sociedade civil, cientistas, ongs e sindicatos.

O 17º Congresso de Atuação Responsável tem o patrocínio da Arlanxeo, BASF, Birla Carbon, Braskem, Chemours, Clariant, Comissão Setorial de Silicones, Covestro, Croda, Dow, Elekeiroz, ExxonMobil, Huntsman, Ingevity, Innova, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia, Unigel e Unipar Carbocloro.

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Associação Brasileira da Indústria de Cloro-Álcalis e Derivados (Abiclor), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Instituto Brasileiro do PVC (IPVC), Instituto Ekos Brasil, Plastivida, Sindicato das Indústrias de Produtos Petroquímicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Clique aqui para ver a programação completa e fazer sua inscrição no Congresso AR 2018.

 

abiquim-aplicativo

 

Aplicativo – No menu do aplicativo Congresso AR 2018, que já está disponível para download nas plataformas iOS e Android, o usuário pode fazer a inscrição para o evento, ver a programação, conhecer os palestrantes participantes, ver os expositores confirmados, além montar sua agenda com as salas temáticas e minicursos do seu interesse, também é possível trocar mensagens com outros participantes do principal evento técnico do País direcionado a profissionais da indústria química.