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Gestão de riscos e reputação empresarial são temas de novo livro

Thiago Nepomuceno

Autores e convidados se reuniram na Livraria Cultura para lançamento da obra “Gestão de Reputação: riscos, crises e imagem corporativa”

Luís Henrique Franco | Jornalismo Junior

Dignidade empresarial. Esse foi o tema que moveu a executiva Elisa Prado a organizar um livro, em conjunto com outros 23 autores, para tratar da questão da comunicação corporativa como uma forma de evitar crises, e não apenas resolvê-las. A obra “Gestão de Reputação: riscos, crises e imagem corporativa” foi publicada pela Aberje Editorial e teve seu lançamento na quarta-feira (26), na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Elisa Prado, autora do livro

Elisa Prado, diretora-executiva da TV1 RP e autora do livro. (Foto: Luís Henrique Franco | Jornalismo Junior)

Entre os presentes estavam amigos e colegas dos autores, profissionais do setor e da imprensa. O evento foi aberto pelo diretor-geral da Aberje, Hamilton dos Santos, e seguiu com um discurso de Elisa Prado. “Esse livro  nasceu com um propósito muito simples: compartilhar experiências com todos vocês”, afirmou. Segundo a autora, seu intuito é oferecer práticas e exemplos aos profissionais e estudantes, uma vez que a literatura sobre o tema é escassa. Ela também defendeu que esse livro não é para ajudar na gestão de crise, mas na prevenção. “A gente não constrói a reputação da noite para o dia. Reputação é algo construído diariamente”.

Lalá Aranha, coautora do livro, também discursou no lançamento. “O livro é muito oportuno nos dias de hoje,  pois aborda um tema complexo de maneira múltipla”, afirmou.

Lalá Aranha, coautora do livro. Foto: Luís Henrique Franco | Jornalismo Junior

Lalá Aranha, coautora do livro. (Foto: Luís Henrique Franco | Jornalismo Junior)

O último a discursar foi Paulo Nigro, presidente da Aché Laboratórios, que forneceu a visão de um CEO sobre o assunto. “Esse é um tema muito complexo para o CEO, porque normalmente nossa agenda possui uma série de coisas – o balanço financeiro, o market share, o crescimento produtivo. Via de regra, os riscos ficam em segundo plano, e eu devo dizer que são a parte menos sexy do negócio”. Ele afirmou que essa era a maior diferença entre um CEO que trabalha a curto prazo, que preza o imediatismo, e aquele que possui uma visão de longo prazo e sustentável, que investe mais na reputação da marca e em uma gestão adequada de riscos.

Paulo Nigro, coautor do livro

Paulo Nigro, coautor do livro (Foto: Luís Henrique Franco | Jornalismo Junior)

Sobre o livro “Gestão de Reputação”

No livro “Gestão de reputação: riscos e imagem corporativa”, a autora e organizadora Elisa Prado reuniu 23 profissionais experientes de comunicação corporativa para discutir sobre metodologias e lições aprendidas ao longo dos anos sobre crises de reputação e imagem. Os autores abordam diversos assuntos que dialogam com a gestão de reputação, tais como mensuração, sustentabilidade, redes sociais, ética e compliance, relações governamentais, entre outros.

Os coautores da obra são: Ana Luisa Almeida (Reputation Institute Brasil), Claudia Bocciardi (Braskem), Cristiana Brito (BASF), Daniela Castro (Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo), Edu Vasques (Grupo TV1), Gislaine Rossetti (LATAM), Grazielle Parenti (Mondelez International), Jussara Sant’Anna Belo (Reputation Institute Brasil), Lalá Aranha (consultora), Malu Weber (Votorantim Cimentos), Marco Simões (consultor), Marlene Marchiori (Universidade Estadual de Londrina), Monica Medina (consultora), Paulo Henrique Soares (IBRAM), Paulo Marinho (Itaú Unibanco), Paulo Nigro (Aché Laboratórios), Paulo Pompilio (Grupo Pão de Açúcar), Ricardo Voltolini (Ideia Sustentável), Rozália Del Gáudio (C&A), Selma Santa Cruz (Grupo TV1), Sergio Guardado (consultor), Susana Ferraz (consultora) e Suzel Figueiredo (consultora).

O livro pode ser adquirido no site: http://www.aberje.com.br/livros