×

Fundação Espaço ECO discute na Polônia gestão do Ciclo de Vida

Rede Aberje

A Fundação Espaço ECO (FEE) fez parte da 9ª Conferência Internacional sobre Gestão do Ciclo de Vida, na cidade de Pozan/Polônia, dentro do Life Cycle Management (LCM) – um dos principais fóruns mundiais de sustentabilidade ambiental, econômica e social. O encontro – que neste ano tem como tema ‘Rumo ao Futuro Sustentável’ – fomenta a discussão de soluções práticas para a implementação de abordagens de ciclo de vida na tomada de decisões estratégicas e operacionais, seja na ciência, na indústria, nas ONGs ou em órgãos públicos. A FEE é mantida pela BASF, associada da Aberje.

Com 11 casos de sucesso aprovados na conferência, a FEE terá participação relevante nas apresentações orais e poster. Um dos trabalhos aprovados para a sessão poster aborda a sustentabilidade na construção: pensamento de ciclo de vida orientando a jornada de um importante fabricante de impermeabilizantes no Brasil. 

O case aborda a construção de um plano de governança. “Levar estudos de casos como este, demonstra como a indústria brasileira está acompanhando as tendências e se moldando para aperfeiçoar suas estratégias orientadas a uma gestão sustentável”, afirma Taísa Caires, consultora de Gestão para a Sustentabilidade da FEE, que irá apresentar o estudo.

Partindo da demanda da Vedacit, de compreender sua cadeia de valor e definir objetivos, metas, estrutura e modelo de gestão do tema na companhia, a FEE realizou estudo de percepção (HotSpot Analysis) para definir os temas materiais. A partir deles, realiza o apoio à Vedacit, que é líder no mercado de impermeabilização e pioneira no Brasil, há 83 anos, na estruturação de um plano de governança para sua estratégia de sustentabilidade.

As etapas consistiram em identificar a percepção dos stakeholders da Vedacit sobre os temas inovação e sustentabilidade. Logo após houve o mapeamento de boas práticas da empresa e a construção da matriz com os temas materiais em relação à concorrência. Por fim, a FEE, em conjunto com a Vedacit, estruturou o modelo de governança, com a criação de comitês de trabalho e a definição de objetivos e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para serem alcançados em curto, médio e longo prazo, visando tornar a empresa uma referência para as indústrias da construção civil e química até 2025.

Para Luis Guggenberger, Head de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, “o trabalho com a FEE foi de fundamental importância para a construção do compromisso da Vedacit com a sustentabilidade, além do conhecimento e da capacidade técnica dos temas ligados à indústria química e da construção civil que a organização possui”, afirma.Taísa complementa ao dizer que a ideia é demonstrar como o conceito de ciclo de vida deve ser integrado à todas as rotinas de uma organização. “Isso vale para a pesquisa e desenvolvimento, planejamento estratégico e design de produto até o marketing, compras e relatórios.” A participação relevante na conferência reforça a elegibilidade de transformar a ferramenta da Vedacit totalmente aplicada ao negócio para que embase a venda de produtos, entre outros benefícios para a sociedade.

FUNDAÇÃO – A Fundação Espaço ECO (FEE) atua como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos – com base no pensamento de Ciclo de Vida. A equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Ainda oferece soluções que apoiam certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais.  Criada e mantida pela BASF desde 2005, com a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), atua com a missão de “promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade”; reinvestindo os recursos obtidos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade. Conheça mais em www.espacoeco.org.br, emhttps://www.linkedin.com/company/22315705/  e no 
www.facebook.com/fundacaoespacoeco
.