×

Feira de negócios marca 15 anos do Shell Iniciativa Jovem no Brasil

Em todas as regiões onde opera no Brasil, a Shell tem o objetivo de promover o empreendedorismo entre os jovens por meio de programas que oferecem suporte para que boas ideias possam sair do papel e virar realidade. E um desses projetos, o Shell Iniciativa Jovem (IJ), está completando 15 anos, e a celebração da data vai culminar com sua Feira de Negócios anual, que terá entrada gratuita e será realizada na próxima quinta-feira (09) a partir das 13h, na sede da Firjan, no Rio.

O evento deste ano reunirá 42 empreendimentos que participam da edição de 2015 do programa e cujos planos de ação foram aprovados para participar da última etapa, a Fábrica de Negócios. Nessa fase, os empreendedores irão construir o plano de negócio com o apoio de mentores e consultores, além de testar e verificar sua aderência no mercado.

“A Feira de Negócios é a concretização de um trabalho que estamos desenvolvendo desde março com dezenas de jovens da turma deste ano”, celebra a gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil, Leíse Duarte.

Leíse destacou que a edição de 2015 da Feira será ainda mais especial porque marca a comemoração pelos 15 anos do programa no Brasil. “Ao longo dessa década e meia ajudamos a desenvolver mais de 400 novos negócios no país. O trabalho da Shell é muito importante porque um empreendimento tem mais chances de dar certo quando recebe incentivo e orientação focada desde o início”, ressaltou.

Além de apresentar os novos empreendimentos, o evento também premia as melhores ideias desenvolvidas durante a segunda etapa do programa. A premiação totaliza R$ 30.500,00 para os oito melhores empreendimentos.                                                                                                                                                                     

Nação empreendedora

“Devemos atribuir os resultados positivos do Iniciativa Jovem nesses 15 anos também à vocação do brasileiro para os negócios. É gratificante para nós fazer parte de tudo isso e saber que contribuímos para o crescimento profissional de centenas de jovens”, afirma o gestor de projetos do Shell Iniciativa Jovem, Leonardo Filardi.

E Filardi está certo quando diz que o Brasil é um lugar de empreendedores. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o país ocupa a primeira colocação no ranking de empreendedorismo, com 34,5%. Enquanto isso, ainda segundo dados da mesma pesquisa, os Estados Unidos têm 20% de empreendedores, o Reino Unido 17%, o Japão 10,5%, a Itália 8,6% e a França 8,1%.

 

Sobre o Shell Iniciativa Jovem

Executado pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), o Shell Iniciativa Jovem é a versão brasileira do Shell LiveWIRE, uma rede internacional presente em 15 países. O Shell Iniciativa Jovem é um programa de investimento social que oferece capacitação empreendedora, suporte e estímulo a redes de relacionamentos sustentáveis para que jovens de 20 a 34 anos desenvolvam seus próprios negócios.

Seu principal objetivo é promover o empreendedorismo de forma sustentável, através da formação de jovens empreendedores bem-sucedidos e empreendimentos socialmente responsáveis, colaborando para a geração de trabalho e renda e incentivando a cultura empreendedora.

 

Serviço:

Data: 09/07/2015

Horário: de 13h às 20h

Local: Firjan – Avenida Graça Aranha, nº 1, 4º andar – Centro – RJ