×

Estácio promove a 10ª edição do Fórum Docente

Rede Aberje

Com o propósito de promover um espaço de discussão pedagógica, proporcionar a troca de experiências entre os professores e fortalecer e difundir seu próprio modelo de ensino, a Estácio – associada da Aberje – realizará a 10ª edição do Fórum Docente no dia 15 de agosto, das 8h30 às 13h, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca). O evento contará com a presença de 400 pessoas, entre professores, coordenadores de curso e profissionais da área corporativa, além de 4.700 docentes das unidades nacionais que fazem parte do Grupo Estácio, que participarão por meio de conferência. O evento do dia 15 é nacional e será transmitido para todas as Unidades e nesta sexta-feira (16), será o evento local para os docentes de Vitória e Vila Velha.

Durante o encontro nacional, será realizado o painel Educação em Transformação, que receberá os participantes Flávio Murilo, diretor Acadêmico da EAD; Adriano Pistore, vice-presidente de Operações Presenciais; Hudson Mello, vice-presidente de Ensino e Henrique Sartori, chanceler da Estácio. Os convidados discutirão estratégias adotadas pelas áreas de Ensino, Educação a Distância, Operações e Gente & Gestão perante ao acelerado processo de transformação das demandas sociais e ao papel da Educação Superior. Fabio José Garcia dos Reis, colaborador do Instituto Expertise de Educação e do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), ministrará a palestra “Repensar a docência frente à inovação, à aprendizagem e às metodologias ativas”, propondo a reflexão sobre o papel do professor. 

Para garantir a interação e a troca de experiências entre os professores da Estácio, sete cases de sucesso vão ser apresentados. São eles: “A vivência de construção da edificação no processo de projeto” por Luiz Felipe Dutra Caldeira, da área de Economia Criativa, curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio de Petrópolis (Região Serrana do Rio); “Aprendendo com alegria através da arte” por Vanessa Novaes Barros, da área de Saúde, cursos Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Biologia da Estácio Castanhal; “Basta de violência contra as mulheres” por Veranice Mello da Frota, da área de Ciências Jurídicas da Estácio Constantino Nery; “Inteligência artificial” por  Paulo Alves Gonçalves, da área de Engenharia da Estácio João Pessoa; “Passa ou repassa, o uso da gamificação com a aplicação de exercícios por sorteio” por Edinilson da Sila Vida, da área de TI, curso Sistemas de Informação da Estácio Florianópolis; “Metodologia da Aprendizagem baseada em times” por Gisele Américo Soares, da área de Educação, cursos Pedagogia, Engenharia e Psicologia da Estácio Resende; e “Construindo conhecimentos de Contabilidade”, por Stephanie Kalynka Rocha Silveira, da área de Gestão, curso Ciências Contábeis da Estácio São José.   

O 10º Fórum Docente será dividido em dois momentos: Fórum Nacional online em que a programação acima é transmitida ao vivo para todo o Brasil e o Fórum Regional presencial nos campi da Estácio, que preparam diferentes atividades que incluem desde palestras até oficinas sobre práticas pedagógicas. 

— O Fórum Docente é uma excelente oportunidade para conhecermos ainda mais nossos grandes cases internos e levar conhecimento e melhorias para todas as Unidades do Brasil. Sem dúvida será um dia de aprendizado e troca de informações, sendo muito importante e bem-vinda a participação de todos os nossos docentes — afirma Eduardo Parente, presidente da Estácio.   

Serviço:  

Evento – 10º Fórum Docente da Estácio  

Data – 15 de agosto  

Horário – das 8h30 às 13h  

Local – Cidade das Artes (Barra da Tijuca)  

Endereço – Avenida das Américas, 5.300 – Barra – Informações do local – (21) 3325-0102

Confira a programação do 10º Fórum Docente da Estácio 

15 de agosto – Local:  Cidade das Artes (Barra da Tijuca)  

08h30 – Recepção dos Docentes pela Direx 

9h – Abertura do evento – Eduardo Parente  

9h40 – Palestra Magna: Fabio Garcia  

11h00 – Painel Educação em Transformação 

11h50 – Apresentação Melhores Práticas 

13h – Encerramento

Confira a programação em Vitória:

16 de agosto – Faculdade Estácio Vitória   

18h30 – Recepção dos Docentes

19h – Abertura do evento

19h30 – Palestra: Google Sala de Aula – Metodologias ativas e Ensino Híbrido como propulsores de Aprendizagem.

20h30 – Oficinas:

• Sala de aula invertida

• Mídias digitais e educação

• Aulas híbridas – Everaldo 

21h30 – Encerramento