×

ESPM debate transformação digital com a sociedade nos dias 22 e 23

O processo de transformação digital em suas variadas dimensões — da comunicação às artes, do consumo aos negócios, passando pelo comportamento humano — é o tema da segunda edição do Developing Developers — Dev² — evento aberto ao público, promovido pela ESPM, instituição associada da Aberje, e que acontece nos dias 22 e 23 de agosto de 2018, nos campi da ESPM na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo.

A programação, composta por 73 atividades, entre palestras, debates e discussões abertas lideradas por professores da ESPM e por convidados, foi concebida pelos coordenadores dos oito cursos de graduação da escola. “Nosso objetivo com o Dev² é discutir temas relevantes sobre inovação, criatividade e tecnologia e propiciar a troca de conhecimento com profissionais que estão no mercado, colocando em prática as teorias que ensinamos em sala de aula”, diz Rodrigo Tafner, coordenador do curso Tech e coordenador do Dev². “Também queremos contribuir para a fluência digital, tema transversal que hoje faz parte de todos os nossos cursos de graduação”.

A seguir, alguns dos destaques da programação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no sitewww.dev2.espm.br.

 

Dia 22 de agosto

  • Inteligência Artificial e Jornalismo — Além de debates sobre as transformações do jornalismo provocadas pela adoção da Inteligência Artificial, haverá uma demonstração do Gutenbot, chatbot sobre a Copa do Mundo, desenvolvido para a revista Plural, do curso de Jornalismo da ESPM-SP. O Gutenbot foi programado para responder a questões específicas sobre o evento, como escalação das equipes, biografias de jogadores e dados históricos sobre a seleção brasileira. War Room da ESPM, às 9h30, campus da rua Dr. Álvaro Alvim, 123.
  • O Self em Tempos de Inteligência Artificial — O indiano Swami Probuddhananda Puri, vice-presidente da Sociedade Internacional Vedanta, explica por que a inteligência artificial jamais substituirá a consciência humana. Auditório Philip Kotler, às 16h,no auditório Philip Kotler, campus da rua Dr. Álvaro Alvim, 123.
  • Música & VR — O produtor musical João Marcello Bôscoli apresenta projetos de educação e cultura musical para jovens que utilizam música e realidade virtual. Auditório Philip Kotler, às 11h30, campus da rua Dr. Álvaro Alvim, 123.
  • Inovação e Transformação da Economia Impulsionada por Dados — Palestra de Moritz Nikolaus Wolff, diretor de mídia para América Latina e África da Dunnhumby, empresa do Reino Unido especializada em transformar grandes bases de dados de empresas em informações estratégicas. Auditório Tech, às 9h30, campus da rua Joaquim Távora, 1.240.
  • Uma Breve História de Internet e os Caminhos do IoT — Considerado o pai da internet brasileira, Demi Getschko, presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, fala sobre a trajetória da rede no país e o que virá pela frente, com o avanço da chamada Internet das Coisas. Auditório Philip Kotler, 20hs, campus da rua Dr. Álvaro Alvim, 123.

 

Dia 23 de agosto

  • Woman in Digital — As executivas Ellen Kiss, head de inovação e marketing de canais digitais do Itaú e professora da ESPM, Ana Moises, diretora de vendas para América Latina do LinkedIn, Carmela Borst, fundadora do grupo Engage For Good, Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter Brasil, e Gabriela Berriel Monteiro, diretora de aceleração digital do laboratório farmacêutico Sanofi, debatem os desafios e os caminhos para o sucesso feminino no mundo digital. Auditório Philip Kotler, 11h30, campus da rua Dr. Álvaro Alvim, 123.
  • Alimentando Unicórnios: Roadmap para Start-ups de Sucesso — Como criar uma empresa digital de sucesso? O que fazer e o que não fazer? Perguntas como essas serão respondidas por Luca Cavalcanti, diretor-executivo de pesquisa, inovação e canais digitais do Bradesco do Banco Next, e Romero Rodrigues, diretor da empresa de venture capital Redpoint eventures e fundador do site BuscaPé. Auditório Philip Kotler, às 16h, campus da rua Dr. Álvaro Alvim, 123.