×

Escritório de captação de Recursos da Fiocruz promove Festival de Inovação no Rio de Janeiro

Rede Aberje

A Vice Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do seu Escritório de Captação de Recursos – associado da Aberje, promove no mês de novembro o Festival de Inovação. A proposta é buscar soluções para desafios da saúde pública, da sustentabilidade institucional de organizações sem fins lucrativos e criação de espaços que estimulem diálogos provocativos sobre comunicação, engajamento e negócios sociais. A Aberje é apoiadora oficial da iniciativa.

Serão três iniciativas: o Inova Camp, o Hackathon e o Inspire-se – esse último acontecendo apenas em março de 2020. “O Festival é como um guarda-chuva que agrega três iniciativas pensadas para provocar ideias e estimular a construção de novos caminhos, seja na sustentabilidade das organizações sociais ou nos desafios da saúde pública. O Rio é um dos grandes propulsores da economia criativa no país, e as ações do Festival: Inova Camp, Hackthon e Inspire-se, objetivam ser um espaço de encontro e ativação desta potencialidade”, afirma Luis Donadio, coordenador do Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz.

Já o Inova Camp, que acontece nos dias 28 e 29 de novembro, será um mergulho de dois dias no mundo da criatividade e comunicação, com o objetivo de discutir sobre novos caminhos da sustentabilidade financeira de organizações, culturais, educativas, ambientais, negócios de impacto social entre outras.

A partir de uma metodologia internacional, trazida pela primeira vez ao Brasil por Marcelo Iniarra, os participantes trabalharão em grupo para colaborar na criação de soluções inovadoras aplicáveis na melhoria da comunicação, engajamento da sociedade e mobilização de recursos para suas organizações. É esperado o desenvolvimento de protótipos de serviços e produtos com propósito social, que poderão ser incubados pós o evento.

Diferente do que é apresentado em outros países, o evento é totalmente gratuito, tornando-o acessível a organizações de pequeno e médio porte que queiram fortalecer sua sustentabilidade financeira. Pessoas que trabalham com comunicação, captação de recursos, produção cultural, empreendedorismo social, gestão de ongs e fundações podem se inscrever.  A inscrição é feita pelo site http://www.festivaldeinovacao.com.br/inova-camp e vão até 18 de novembro. Por lá, é possível encontrar o edital de convocação.

Já a proposta do Hackathon, realizado em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde, é misturar programadores e cientistas para idealizarem juntos soluções para diferentes desafios na área da saúde pública. O evento que acontece nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, terá os protótipos ganhadores desenvolvidos na Fiocruz e entregues a sociedade, reforçando o compromisso institucional de informar e educar a população.

Os vencedores do Hackathon ainda ministrarão aulas gratuitas de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social. Um evento que, por excelência, deseja potencializar a colaboração do conhecimento para ajudar as pessoas que demandam por uma saúde pública de qualidade.

O Festival tem o patrocínio da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, através da lei Municipal de Incentivo à Cultura e também da IBM – empresa associada da Aberje, e também da Johnson & Johnson, Nova Rio, Dataprav, Grupo Seres, ONS, Grupo Libra, Contacta, Concremat e Soenergy.


Programação:
28 e 29 de novembro – Inova Camp
Dia 1 – 9h30 às 18h30
Dia 2 – 10h às 18h
http://www.festivaldeinovacao.com.br/inova-camp/

30 de novembro a 1 de dezembro – Hackathon
http://www.festivaldeinovacao.com.br/hackathon/