05 de março de 2020

Em sua estreia no carnaval, iti leva experiências e ações de engajamento para várias cidades

O iti – app de pagamentos digitais do Itaú Unibanco (empresa associada da Aberje) e um dos patrocinadores oficiais do Carnaval 2020 em São Paulo, Olinda e Belo Horizonte – fez sua estreia em um evento tradicional de grande porte com diferentes iniciativas em cada cidade: de espaços físicos e experimentações como a casa iti em Olinda e na capital mineira, a uma versão itinerante que circulou em São Paulo.

A marca esteve presente no Sul, Sudeste e Nordeste. Em blocos grandes e pequenos, em espaços para experimentação fechados e abertos. Essa variedade de abordagens proporcionará um estudo de caso importante para o aprimoramento da marca de acordo com o comportamento do consumidor. “Essas iniciativas vão nos ajudar muito a entender tanto nossas fortalezas como desafios, e como trabalhar especificamente as funcionalidades do iti. Por exemplo: São Paulo foi a cidade em que vimos o maior número de transações estimuladas pelo cashback. Já em Olinda, o maior engajamento para a utilização do app foi gerado a partir das interações dentro da casa iti, um espaço pensado para facilitar a experiência do folião, principalmente momentos antes de partir para a folia”, explica Maximiliano Damian, responsável pela área de negócios digitais do iti.

Os brindes disponibilizados nos espaços em que o iti esteve presente incluíram viseiras, pochetes, glitter biodegradável, copos com cordão e tatuagens. “A ativação de marca por meio de brindes que têm um fit forte com o carnaval foi uma estratégia que nos rendeu resultados visíveis. Uma das caraterísticas mais marcantes da nossa identidade visual é a cor principal da marca: foi recompensador enxergar o rosa iti contagiando os foliões”, comemora Damian.

Além disso, as dinâmicas geraram resultados positivos como na casa iti em Olinda. A frequência na casa aumentou a uma taxa de 30% por dia. “Somos um app de pagamentos digitais e todos os resultados do nosso trabalho são medidos com dados. Por isso, ficamos felizes em constatar as iniciativas que deram certo e até nos surpreenderam. Alguns grupos de pessoas frequentaram as casas durante todos os 5 dias em que estivemos operando e 33% do nosso público total foi composto por pessoas que visitaram a casa mais de uma vez”, completa o executivo de iti. Outra ação local foi a parceria com os carros do Expresso Vai e Vem, que com o objetivo de facilitar o acesso à folia, fereceu gratuitamente o trajeto da entrada da cidade até o início do circuito de carnaval.

Em Florianópolis, onde há uma cultura de carnaval focada em festividades fechadas, a marca apostou em iniciativas para divertir o folião nas festas patrocinadas, com uma gangorra dinam-iti, que enchia bexigas à medida que as pessoas brincavam na estrutura, além de uma roleta de brindes nas festas Não Era Amor e Bloquete & Calma Beth 2020.

#carnaiti – Para desenvolver o conceito do primeiro #carnaiti, a marca criou uma campanha para estimular a propensão do folião brasileiro em ousar nos looks carnavalescos e no uso de adereços.  Além disso, mais de 13 ilustras (personagens da marca) foram criadas exclusivamente para o momento. Houve também um foco grande na cobertura do carnaval em todas as praças com fotos e vídeos nas redes sociais da marca. Atendendo ao pedido dos seguidores, a marca criou um álbum no Facebook para disponibilizar aos foliões os registros feitos durante o período.

A estratégia contou ainda com as presenças de influenciadores como @biagremion e @viuuherara no truck de iti em São Paulo e convidados como @ticianenarciso no bloco Minhoqueens. Em Belo Horizonte, a @cindereladementira desfilou como #musaitifolia 2020 no bloco Quando Come Se Lambuza.

O iti montou uma operação para treinar mais de 27 mil vendedores ambulantes em São Paulo, Belo Horizonte e Olinda. A adesão ao app superou 60% na base total do número dos ambulantes oficiais treinados. Cada profissional credenciado ganhou um cordão rosa com o QR Code do app impresso para o folião escanear. Além de proporcionar uma forma segura de pagamento, estas parcerias apresentaram benefícios em cashback – com dinheiro de volta para compras acima de R$ 10 em Olinda e Belo Horizonte e de R$ 12 em São Paulo.“O iti é uma marca nova e temos muita vontade de aprender com nossos usuários: o carnaval foi uma oportunidade única para experimentar, entender ainda mais sobre as particularidades de diferentes regiões no Brasil e captar informações relevantes a respeito dos hábitos das pessoas”, conclui Maximiliano Damian.

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