Lançada neste ano pela Duratex, a Estratégia de Sustentabilidade da companhia está estruturada em quatro pilares de atuação: Pessoas, Processos, Produtos e Serviços e Novos Modelos de Negócio. Para cada pilar, foram definidas aspirações, temas e metas claras e objetivas a serem atingidas até o ano de 2025 por todas as áreas operacionais e administrativas da empresa. Ao todo, são 45 compromissos assumidos, cujos status serão reportados anualmente ao mercado.

Para levar todos esses novos conceitos para a realidade dos colaboradores e fazê-los entender como as ações estão ligadas diretamente ao dia a dia de trabalho de cada um deles, a Duratex desenvolveu um Workshop de Sustentabilidade que percorreu as 22 unidades de negócios da companhia pelo País.

(Foto: JH Bispo/Divulgação)

(Foto: JH Bispo/Divulgação)

Destinado, inicialmente, a supervisores, coordenadores e gerentes, o workshop começa com uma apresentação de conceitos sobre o que é sustentabilidade no meio empresarial. Na sequência, são discutidos os grandes problemas globais e, por fim, é exibida uma explicação sobre como foi construída a estratégia.

Após a apresentação inicial, os participantes iniciam um jogo, conduzido por membros da equipe de sustentabilidade da companhia, para interagir com os conteúdos da Estratégia de forma lúdica. Por meio de uma competição, composta por materiais como o Mapa de Aprendizagem e um jogo de cartas, os participantes respondem a perguntas que fomentam um debate sobre o assunto e que trazem questionamentos sobre os produtos e negócios da Duratex. Até agora, 400 líderes participaram do workshop e serão responsáveis por engajar suas equipes. Até o final do ano, o objetivo é que todos os colaboradores tenham participado do jogo sobre a estratégia.

“A estratégia foi desenhada com o propósito de desmistificar as questões de sustentabilidade e aproximar as pessoas do linguajar cotidiano da companhia. Conseguimos isso por meio do workshop com os líderes, que teve um resultado muito positivo. O desafio agora é compartilhar esse conhecimento com todas as equipes”, diz Luciana Alvarez, Gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Duratex.