×

Duratex promove cursos de marcenaria para moradores em situação de rua em São Paulo

Contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde está presente é um compromisso da Duratex, associada da Aberje, que acaba de firmar parceria com o Instituto Leo Madeiras para oferecer capacitação gratuita em Marcenaria para a população em situação de rua da cidade de São Paulo, por meio do programa Leo Educa.

A Duratex garantiu a doação de 500 chapas de MDF para a iniciativa, que serão usadas durante as aulas práticas do curso. Além disso, a companhia indicará 45 pessoas que vivem em situação de rua em suas comunidades do entorno para fazer a capacitação. “Nas ações que realizamos com moradores em situação de rua, por meio do nosso programa de voluntariado D+ Valor, percebemos a quantidade de pessoas que dormem nas calçadas da cidade e possuem inúmeras habilidades manuais como o artesanato. Surgiu daí a ideia de fazer uma parceria com o Instituto Leo para oferecer a essas pessoas capacitação em marcenaria e, consequentemente, uma oportunidade de saírem da situação de rua por meio de seu trabalho”, diz Débora Spitzcovsky, da área de Sustentabilidade e responsável pela iniciativa na Duratex.

A primeira turma do curso do programa Leo Educa, em parceria com a companhia, começou no dia 12 de setembro e contou com a participação de cerca de 10 moradores em situação de rua selecionados pela Duratex com a ajuda da mobilização social Entrega por SP, que atua em prol dos sem-teto da capital paulista. A grade curricular é composta por 220 horas de aulas práticas e teóricas, totalizando 55 dias de capacitação. Segundo o Instituto Leo Madeiras, cerca de 75% dos alunos que concluem o curso conseguem trabalhar no ramo da marcenaria. Destes, 70% se tornam empreendedores após a formatura.

 

 

Desde 2017, a Duratex atua oferecendo oportunidades aos moradores em situação de rua que vivem na cidade de São Paulo. Além de promover ações, por meio de seu programa de voluntariado D+ Valor, que buscam sensibilizar os colaboradores para a realidade daqueles que dormem nas calçadas de São Paulo, a companhia implementou o projeto Robô-Luminária, que capacitou moradores em situação de rua para produzir luminárias com madeira de reaproveitamento da Duratex.

 

Serviço

O que: Leo Educa

Quando: de segunda à sexta, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. O aluno escolhe o período no qual deseja realizar o curso.

Onde: Instituto Leo Madeira – Rua Bartolomeu Paes, 136 – Sala 1 – Vila Anastácio – Lapa