×

Comitê de Relações Governamentais discute atuação em políticas públicas

O Comitê Aberje de Relações Governamentais retomou as atividades com o encontro que aconteceu dia 16 de Outubro, no Espaço Sumaré em São Paulo/SP. No evento, Gustavo Bambina, Doutor em Direito do Estado (USP), Diretor de Relações Institucionais da MRS Logística e Presidente do conselho da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF, falou sobre relações institucionais e regulação.

 

 

Com experiência profissional nos três Poderes – ex-Assessor Jurídico da Casa Civil da Presidência da República; ex-Secretário Parlamentar no Senado Federal; e ex-Assessor de Ministro do Supremo Tribunal Federal e do TSE –,Bambina definiu o profissional de relações governamentais como o tradutor da língua do empresariado para o do governo, e vice-versa. É um trabalho que exige muita inteligência emocional e capacidade de ponderação – é essencial saber ouvir os dois lados e encontrar a intersecção nos interesses de ambos.

O Presidente do conselho da ANTF trouxe algumas considerações de quem trabalha diretamente com políticas públicas. Um dos desafios é o diálogo com as agências reguladoras. Em muitos setores, inclusive no ferroviário, falta capilaridade a essas instituições – falta de pessoal, de conhecimento técnico, de agilidade. Porém, o diálogo é necessário e possível. Se de um lado as decisões podem se perder na burocracia, por outro, a criatividade e profundo conhecimento do profissional tornam possível atuação nas políticas públicas do país.

Por fim, Bambini ratificou a certeza de que é possível fazer lobby e relações governamentais com ética e profissionalismo. Ele, ao lado de muitos outros profissionais que já participaram do Comitê, defende a regulamentação da atividade.

O Comitê Aberje de Relações Governamentais é patrocinado pelo Itaú-Unibanco e é um benefício exclusivo para associados. Mais informações sobre o espaço de debates podem ser obtidas no 11-5627-9090 ramal 826 com Verônica Carvalho ou ainda no e-mail veronica.carvalho@aberje.com.br.