17 de julho de 2018

Comitê de Comunicação com Empregados da Aberje determina temas e elege coordenação

O primeiro encontro do Comitê Aberje de Comunicação com Empregados já trouxe um levantamento temático para as discussões na agenda 2018 e também fez eleição da Coordenação do grupo. Foi aclamada como Coordenadora a Diretora de Comunicação Corporativa para América Latina da Alstom, Jacqueline Takemasa, e como Vice-Coordenadora a Diretora de Cultura e Comunicação Interna da Embraer, Rosana Aguiar, ambas com a missão regulamentar de gerir a pauta e a performance do grupo e o representar junto à Diretoria da Aberje e públicos externos, sempre que pertinente e requisitado.

Jacqueline foi Analista de Comunicação Interna na Liquigás e também Coordenadora de Comunicação Corporativa da Cosan, mas foi na francesa Alstom que consolidou sua carreira, passando por Analista de Comunicação e de Responsabilidade Social e Coordenadora de Comunicação Externa para Brasil e América Latina, até chegar a Gerente de Comunicação e Marketing para as mesmas regiões, depois Gerente de Comunicação Interna e o atual cargo de Diretora. Tem graduação em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Universidade Cruzeiro do Sul, com trabalho vencedor do Prêmio USP 2005 de Comunicação Corporativa na categoria empresarial Brasil. Fez ainda pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP.

 

 

Em sua trajetória na Embraer, Rosana liderou os departamentos de Gestão da Marca, Marketing Promocional e Bem-estar, e é responsável pela gestão global das áreas de Cultura Organizacional e Comunicação Interna, além de compor o Conselho Deliberativo do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. Trabalhou ainda na Philips e teve carreira como docente em Comunicação Social na Universidade de Taubaté. Formada em Relações Públicas, tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e ainda cursou o Programa Internacional de Comunicação Empresarial pela Aberje/Syracuse University.

TEMAS – No apontamento temático para as discussões do comitê, há uma prevalência significativa para as tendências de comportamento futuro da sociedade, do tipo de uso de canais de difusão de mensagem e de estímulo ao diálogo e à colaboração para construção da comunicação interna mais efetiva e inclusiva. Neste caminho, abre-se espaço para análise não somente de ferramentas tecno-digitais, mas também das propostas não-mediadas em direção à humanização e ao face-a-face. O ponto de partida é um olhar à frente do tempo, de interrelação com outras áreas ou temas internos e uma compreensão da comunicação como cultura e ativo de toda a organização. Neste ínterim, vai deliberar sobre a comunicação interna não feita estritamente por uma área de comunicação interna.

O grupo também pretende pensar sobre o amparo legal para oferta e manuseio dos dispositivos de comunicação digital, atento à legislação trabalhista e ao mesmo tempo às demandas de informação e troca instantânea já vivenciados pelas pessoas em seus ambientes não-corporativos. Os códigos de uso, a privacidade, os direitos de imagem e o sigilo são exemplos das discussões. Processos de atração, valoração e retenção do funcionário e seus talentos técnicos e relacionais como um dos mais relevantes ativos organizacionais ganharão momentos de discussão no comitê, chegando a conceitos como employer advocacy, employer branding e employee value proposition.

O grupo determinou a criação de um espaço digital de intercâmbios, já ativado na plataforma Whatsapp, para manter ativa a relação e a expressão de opinião dos membros até cada encontro presencial.

MEMBROS FIXOS – Integram o comitê os profissionais Adevani Rotter, Sócia-Diretora da Ação Integrada; Andrea Iwamizu, Diretora da Llorente&Cuenca; Alessandra Vasconcellos, Diretora de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Arteris; Carolina Simonetti, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Ecolab; Daniela Biondo, Gerente de Comunicação Interna da PwC; Daniela Ferreira, Diretora de Corporate – Employee Experience da Edelman; Desiery Marchini, Gerente de Relações Institucionais da Rede Gazeta; Fabio Cirino Peixoto, Coordenador De Comunicação da Natura; Flávia pocalypse, Gerente de Comunicação Interna da IBM; Greyke Oliveira, Gerente de Comunicação Corporativa da Libbs Farmacêutica; Jacqueline Takemasa dos Santos, Diretora de Comunicação para América Latina da Alstom; Jean Soldatelli, Sócio-Diretor da Santo Caos; Juliana Ribeiro, Gerente de Comunicação Interna da Ajinomoto; Katherine Realle de Andrade; Coordenadora de Comunicação da Soluções Usiminas; Ligia  Vannucci, Gerente Global de Comunicação Interna da Braskem; Lissette Amado Rubio, Lider de Comunicação Interna America Latina da Cabot Brasil; Patricia Pecego, Diretora de Comunicação Corporativa da Novartis; Rodrigo Amaral, Gerente de Comunicação e Vendas Digitais da Atlas Copco; Rosana Aguiar, Diretora de Cultura e Comunicação Interna da Embraer; e Vivian Cristina Rio Stella, Sócia-Fundadora da VRS Cursos e professora da Aberje. Seguindo o regulamento, todos os membros serão fixos até o mês de dezembro de 2018, salvo manifestação em contrário.

Para entrar na lista de espera de um dos comitês já em andamento, ou para encaminhamento de qualquer dúvida, basta escrever para o e-mail comites@aberje.com.br . A atividade está sendo organizada pela área de Desenvolvimento Associativo da Aberje.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *