×

Claudio Cardoso apresenta ferramentas de planejamento no encerramento do curso Comunicação Estratégica no Digital

Rede Aberje

Nos dias atuais, ser capaz de adaptar o uso das ferramentas digitais para a comunicação é um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais da área. Esse foi o tópico que guiou o segundo, e último, encontro do curso “Comunicação Estratégica no Digital – Ameaças, Oportunidades, Metodologias e Ferramentas” ministrado por Claudio Cardoso, pós-doutor em Comunicação pela ECA-USP e fundador da plataforma AltaMedia, no dia 11 de setembro em Salvador.

Promovido pelo Capítulo Aberje Bahia, o curso, dividido em dois módulos, foi desenvolvido para proporcionar uma visão atualizada sobre a comunicação estratégica após o impacto do digital. No segundo encontro, Claudio Cardoso apresentou metodologias que vêm sendo utilizadas no planejamento e gestão da comunicação, e destacou ainda a importância da mensuração, monitoramento e análise das ações.

“A comunicação organizacional sempre teve dificuldades de mensurar seus resultados. As redes sociais criaram caminhos para avaliar os impactos das ações, mas mesmo assim é necessária uma atualização dos meios de medição tradicionais, como o clipping, e se aproximar de sistemas de avaliação que possam ser usados a favor da comunicação como geradora de valor ao negócio”, defende Claudio. Os participantes também foram introduzidos ao Canvas Business Model e tiveram a oportunidade de conhecer as funcionalidades da ferramenta por meio de um exercício prático.

O curso, que teve o apoio da Arena Fonte Nova, Zygon e Odebrecht S.A., contou com a participação de 42 profissionais de comunicação de diversas empresas, entre elas Banco do Nordeste, Fecomércio-BA, Fundação Odebrecht e Petrobras. “Queremos que as pessoas possam se conhecer, fazer relacionamento. Esses encontros funcionam como grandes fóruns, que alimentam iniciativas de transformação. É importante que os profissionais saiam daqui ‘inquietos’ para que atuem nos seus desafios”, afirma Marcelo Gentil, diretor do Capítulo Aberje Bahia.