×

CCC da Unipar em Cubatão completa 15 anos aproximando a comunidade da indústria

Rede Aberje

Em 2019, o Conselho Comunitário Consultivo da Unipar, em Cubatão, completa 15 anos de existência, com uma atuação pautada na aproximação da indústria com as pessoas das comunidades do entorno. Durante este período, diversas atividades foram realizadas com diferentes fins, entre eles a formação e capacitação dos participantes, além do empoderamento das pessoas. A empresa é associada da Aberje.

O CCC se tornou um importante elo de comunicação entre a empresa e seus vizinhos desde sua criação em 2004. “O CCC se insere num conjunto de iniciativas da Unipar para tornar mais acessível o contato das pessoas com a empresa e, sobretudo, com a indústria química, que sempre teve fama de ser muito fechada pela natureza de sua operação”, comenta Willi Nass, diretor executivo Industrial da Unipar. Ele lembra, por exemplo, da existência do programa Fábrica Aberta, que abriu as portas da planta industrial para visitantes ainda na década de 80. “A atuação de uma fábrica não pode ser uma ilha longe da sociedade. É preciso políticas de integração para promover experiências e conhecimento”, completa.

 

 

Até mesmo durante a comemoração de seu aniversário, o CCC promoveu a difusão de conhecimento e a interação da empresa com a comunidade. No dia 2 de junho, em uma programação especial, o Conselho convidou a comunidade a participar de uma grande ação social.

A atividade realizada na UME Padre José de Anchieta, localizada no Jd. Costa e Silva, bairro próximo à fábrica da Unipar, contou com oficina de minijardim, orientações sobre alimentação saudável, realização de testes de glicemia e de pressão arterial, corte de cabelo, designe de sobrancelhas, esmaltação de unhas, quick massage, orientações sobre o consumo de água e sobre a importância da preservação ambiental, participação dos bombeiros e apresentação dos projetos do CCC. Além disso, o evento incluiu ainda um espaço kids que atraiu a atenção das crianças do bairro. No total, participaram mais de 400 pessoas em 4 horas de evento. “Entendemos que uma de nossas maiores missões é manter um relacionamento de confiança com comunidade. O CCC é uma parceria de sucesso que conta com os esforços dos colaboradores da Unipar e principalmente com o trabalho voluntário dos representantes da sociedade, o que tem garantido resultados significativos nos últimos anos através de inúmeros projetos já realizados”, avalia João Raful, diretor executivo de Recursos Humanos.

Os conselheiros, todos voluntários, são moradores ou pessoas que atuam profissionalmente em diferentes áreas na cidade. Ao longo dos anos o grupo já desenvolveu projetos, como: simulados de evacuação do bairro no entorno da fábrica, exercícios de emergência com crianças de duas escolas de educação infantil de Cubatão, projetos de educação ambiental e workshops de saúde, segurança e meio ambiente para a comunidade.

O exemplo deu tão certo que a Unipar está levando o conceito do CCC para suas outras fábricas, em Bahia Blanca (Argentina) e Santo André. “É muito satisfatório ver que esta iniciativa inspirou não somente a ampliação da iniciativa dentro da empresa como também tem servido de modelo para outras empresas”, pontua Willi Nass.

Como forma de reconhecimento, inclusive, autoridades de Cubatão e representantes da Associação Brasileira da Indústria Química e do CIDE/CIESP de Cubatão compareceram a outro momento da comemoração, realizado no dia 4 de junho. Na ocasião, a diretoria da Unipar homenageou os membros do CCC pelos 15 anos, reconhecendo sete membros que este ano comemoram cinco anos no grupo e outros três que estão no Conselho desde o seu início. “O foco do CCC sempre foi nas pessoas. A relação humana é o que entendemos como essencial em iniciativas como essa”, complementa João Raful.