O Instituto Baccarelli está em campanha para arrecadar fundos e dar continuidade ao importante trabalho iniciado há 21 anos pelo Maestro Silvio Baccarelli, e que tem a finalidade de transformar a vida de jovens da comunidade de Heliópolis através da música. Com o mote “#VemTocarConosco”, a campanha é dirigida às pessoas físicas e, para doar via Lei de Incentivo (por meio da Lei Rouanet), o prazo é até dia 27 de dezembro. Já para quem quiser colaborar com a Instituição fazendo uma doação direta, sem se beneficiar da isenção fiscal, pode fazer a qualquer momento. O Instituto é parceiro da Aberje e esteve com parte de sua orquestra recentemente na cerimônia comemorativa dos 50 anos da entidade e também da entrega de homenagens do Prêmio Aberje 2017.

Para contribuir, existem duas maneiras. A primeira, um modelo menos conhecido, é um direito de todo cidadão: como o projeto do Instituto é aprovado pelo Ministério da Cultura, na Lei Federal de Incentivo à Cultura, é possível destinar até 6% do imposto devido para apoiar a causa (e não importa se o doador tem imposto a pagar ou receber) e deduzir 100% dessa contribuição na próxima declaração de IR no modelo completo. E é muito simples fazer este processo através do site, pois basta informar o valor que representa 6% do imposto, digitá-lo e gerar o boleto. Caso não saiba o valor, há uma calculadora para ajudar a estimar (também é possível se basear na última declaração de imposto de renda para obter esse valor).

Já via doação direta, basta gerar um boleto no site da própria campanha com o valor que se quer colaborar, considerando o mínimo de R$50,00 – em função das taxas administrativas – e efetuar o pagamento.

O Instituto Baccarelli ensina música para cerca de mil crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis. O Instituto trabalha não só a musicalização, como também a parte pedagógica de educação e cidadania, desenvolvendo características como a criatividade, imaginação, raciocínio, que acabam refletindo positivamente no desempenho escolar e na própria vida de cada aluno.

Como o Baccarelli depende totalmente de patrocínios, o site foi lançado para incentivar as pessoas físicas a participar desse projeto e ajudar a transformar a realidade desses jovens, doando dinheiro, para que o projeto não dependa apenas das empresas parceiras, tornando-se, dessa forma, mais autossustentável. As doações via Lei Rouanet podem ser feitas somente até dia 27 de dezembro; e a qualquer momento via direta.