×

APAS apoia a Campanha Estadual de Mobilização para a Coleta de Pneus e combate a doenças

A APAS, entidade associada da Aberje, apoia a Campanha Estadual de Mobilização para a Coleta de Pneus, que, realizada em conjunto entre as Secretarias da Saúde e do Meio Ambiente, e parceiros da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Arboviroses de São Paulo, tem o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

A Campanha “Pneu guardado só quem usa é o Aedes”, válida até o dia 18 de maio, se justifica principalmente pelo fato de o pneu ser um dos criadouros preferenciais do Aedes, em virtude da natureza e condições favoráveis de abrigo e proteção, e a grande quantidade deles inservíveis encontrados nos domicílios.

 

Recomendações:

  1. Cada município deverá promover a Campanha de orientação à população e organizar um sistema de recolhimento de pneus, com definição prévia de um local para armazenamento;
  1. Os municípios que já tem convênio com a Reciclanip utilizarão o local de armazenamento já estabelecido no convênio;
  1. Poderão participar também os municípios que não têm convênio firmado com a Reciclanip. Nesse sentido, os municípios poderão se organizar e estabelecer parcerias intermunicipais, a fim de concentrar o armazenamento dos pneus recolhidos e otimizar o estabelecimento da logística de recolhimento;
  1. Caso o município não seja conveniado e não consiga entregar os pneus em outro município ou ponto de coleta de pneus, deverá fazer contato direto com a Reciclanip para agendar o recolhimento, comunicar o endereço do local de armazenamento e o volume coletado. Para esta Campanha não há necessidade de um volume específico para garantir a retirada dos pneus;
  1. Recomendamos que a Campanha seja coordenada pela Sala Municipal de Coordenação e Controle das Arboviroses, pois envolve a participação de várias instituições.

 

Vale destacar que as Secretarias Estaduais da Saúde e do Meio Ambiente são responsáveis pela elaboração da divulgação da campanha e fornecem material digital para a utilização pelas prefeituras. Já a Reciclanip, que representa os fabricantes de pneus no Brasil, é responsável pela coleta e realização da Logística Reversa dos pneus inservíveis, além do destino corretamente ambiental.

Para mais informações, escreva no e-mail coleta@reciclanip.org.br ou ainda telefone no (11) 3165-4430.


Expo CIEE SP 2018 traz escola móvel para demonstração ao vivo de nanociência e nanotecnologia

Como explicar aos jovens a importância e a relevância das nanopartículas no dia a dia, no trabalho e na economia? Imagine um laboratório de experimento tecnológico montado dentro de uma carreta adaptada. Estima-se que o impacto da nanotecnologia poderá superar o da microeletrônica e o da biotecnologia nos próximos anos.

Para mostrar os efeitos práticos e simplificar a compreensão desse universo, a 21ª Feira do Estudante – Expo CIEE São Paulo 2018 – maior feira voltada à inclusão e capacitação profissional de jovens -, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de maio -, traz o Programa de Educação em Nanociência & Nanotecnologia SESI-SP/SENAI-SP, que funcionará durante todo o período do evento em uma imersão de 20 minutos. O CIEE  é associado da Aberje.

 

ciee-expo

 

A feira, que acontece no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, será das 9h às 19h. Os organizadores estimam atrair cerca de 80 mil visitantes. O objetivo do Programa de Educação Nanociência & Nanotecnologia é levar conhecimento às salas de aula, como também despertar o interesse dos alunos pela ciência, levando-o a uma experiência diferente e o contato com as inovações que serão utilizadas no mercado de trabalho nos próximos anos. Com a vanguarda da tecnologia aplicada na indústria e na área de educação, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) são pioneiros na formação dos profissionais do futuro.

A nanociência é o estudo de princípios fundamentais de moléculas e estruturas de dimensão entre um e 100 nanômetros. Um único nanômetro (nm) corresponde à bilionésima parte do metro. Ou seja, a nanociência é o mundo do que acontece entre os átomos e as moléculas. Para efeito de comparação, se um nanômetro fosse do tamanho de uma bola de futebol, a íris do olho humano teria a dimensão de Plutão.

Já a nanotecnologia é a manipulação real, a aplicação e o uso de objetos de tamanho manométrico, e tem sido considerada como a próxima revolução industrial. Por isso, muitos governos do mundo todo investem em pesquisa e desenvolvimento nessa tecnologia. As unidades móveis têm design inovador e são aparelhadas com microscópios eletrônicos e equipamentos de alta tecnologia, que permitem ao público assistir a demonstrações e experiências de aplicações práticas de nanociência e nanotecnologia. “É um parceiro importante que estamos trazendo para a feira do CIEE. As duas entidades são reconhecidas por colocarem os jovens em contato com a tecnologia desde cedo, e isso contribui muito para a formação e carreira. Com certeza essa atração vai despertar o interesse da garotada em conhecer mais sobre essa área e as oportunidades no mercado”, diz Marco Panza, supervisor do setor de feiras e responsável pela feira.

 

Carretas adaptadas em laboratórios – A nanociência e nanotecnologia são conceitos recentes, por isso há muito para ser explorado. “No passado, tínhamos a tabela periódica e as combinações dos elementos resultavam em novas moléculas. Hoje, é possível criar moléculas não existentes, e isso traz inúmeras possibilidades para a ciência”, explica o diretor técnico do SENAI-SP, Ricardo Terra.

Segundo ele, mesmo com pouco aparato tecnológico, é possível compreender os conceitos da nanotecnologia, mas, ressalta, se houver um ambiente com as ferramentas certas, o aluno pode fazer descobertas e vivenciar experiências que tornarão o aprendizado mais significativo. “Esse projeto nasceu com a visão de que é necessário trabalhar a ciência e a tecnologia em todos os níveis da educação, incluindo os ensinos fundamental e médio, e não apenas a educação profissional”, finalizada o profissional que buscou inspiração em experiências de outros países como Estados Unidos, Alemanha e Suíça.

Os interessados já podem acessar o site www.ciee.org.br/expociee e emitir a credencial que possibilitará a entrada na mostra sem filas. Por lá também é possível fazer a inscrição de grandes grupos de visitantes, o que facilita a organização de excursões escolares.

O credenciamento da imprensa pode ser feito diretamente pelo link: https://goo.gl/forms/mbSLK1csbSrvFi7b2

 

Serviço

EVENTO GRATUITO

Evento: 21ª Feira do Estudante – Expo CIEE São Paulo 2018.

Data: 25, 26 e 27 de maio.

Horário: das 9h às 19h.

Local: Pavilhão da Bienal do Parque do Ibierapuera, em São Paulo/SP.

Inscrições: www.ciee.org.br/expociee.