Aberje participa de call da Page Society sobre coronavírus: veja 5 reflexões para os comunicadores
Na manhã de ontem (dia 19), a Arthur W. Page Society, principal associação de líderes em comunicação e relações públicas estadunidense, organizou uma teleconferência com seus membros para discutir os acontecimentos relacionados ao novo coronavírus (Covid-19), incluindo as atualizações mais recentes e pensamentos sobre o planejamento de recuperação. O diretor geral da Aberje, Hamilton dos Santos, é membro da Page Up e participou da reunião, que foi conduzida por Rob Flaherty, chairman da Ketchum.
Confira cinco tópicos para reflexão:
1. Guie-se pelos princípios
Defina os valores que norteiam sua comunicação e suas ações. Aqui estão alguns compartilhados por um membro durante a call:
“Equilibre o dever de cuidar com a continuidade dos negócios”;
“Nossa abordagem é cautelosa e pragmática”;
“Nosso tom é urgente, mas calmo e razoável”;
“Estamos preocupados e demonstramos empatia pelo nosso povo e comunidades”;
2. Siga os dados
Não presuma que enviar ou postar comunicados significa que as informações estão chegando aos seus públicos. Uma empresa percebeu que, apesar do alto tráfego em seu website para conteúdos sobre o coronavírus, nem todos os funcionários acreditavam nas informações, porque, de tão surpreendentes, não pareciam reais. A empresa então se empenhou em ter informações críticas compartilhadas pela voz de seus líderes, de forma mais pessoal, e descobriram que eram mais eficazes dessa forma.
3. Confie nas autoridades locais e de saúde
No turbilhão de orientações conflitantes, priorize as autoridades locais em detrimento das estaduais e nacionais, pois aquelas estão mais sintonizadas com as circunstâncias da comunidade. Isso é especialmente verdadeiro para empresas globais que devem adaptar a resposta por localidade. Favoreça, também, as autoridades de saúde no lugar dos políticos; os especialistas em saúde têm mais experiência e responsabilidade técnica.
4. Não se esqueça da cultura
Encontre maneiras de abraçar a humanização e a comunidade. Uma empresa está fazendo com que os líderes tirem selfies casuais como seus avatares online. Em outras, funcionários fazem reuniões descontraídas ou compartilham habilidades, danças, música. Pense em celebrar a união para passar uma semana difícil com um happy hour virtual.
5. Procure formas de ajudar fora da empresa
Pense não apenas na sua empresa, mas também na comunidade e na cadeia de suprimentos. Pequenos gestos já fazem a diferença, como enviar um almoço para funcionários de empresas parceiras ou comprar vales de restaurantes locais.
As empresas precisam da liderança dos profissionais de Comunicação mais do que nunca. O poder do Page Society está em conectar os membros para compartilhar conhecimento e experiência. Outras chamadas serão organizadas e a Aberje irá explorar outras maneiras de compartilhar as informações.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- SHEIN associa-se à Aberje
- Aberje recebe BHP como nova associada
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto