×

Aberje funda Associação de Novas Narrativas em encontro do GENN

A reunião do Grupo de Estudos de Novas Narrativas/GENN teve ainda lançamento do livro “Jogo Limpo” e debate sobre storytelling, ética e memória empresarial.

 

Na última quinta-feira (12), o Grupo de Estudos de Novas Narrativas/GENN, grupo acadêmico vinculado ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP, realizou mais um encontro, que contou nesta edição com a participação da RL Higiene e a Ação & Contexto.

 

 

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje, professor livre-docente da ECA-USP e também coordenador do GENN, abriu reunião comentando sobre a fundação da Associação de Novas Narrativas, que tem por objetivo prestar apoio e orientação a políticas públicas ligadas às narrativas, além de ampliar a reflexão crítica sobre o tema. Ele citou o filósofo francês Paul Ricoeur, para o qual “a narrativa organiza a experiência humana no tempo e no espaço”. Se o objetivo da narrativa é situar o ser humano no mundo, a proposta do GENN é estudar as diversas narrativas produzidas no contexto contemporâneo. Nessa perspectiva, o grupo realizou em junho deste ano, por exemplo, o I Congresso Internacional de Novas Narrativas, comentou o professor.

O encontro foi seguido por um debate com o diretor da empresa RL Higiene, Ricardo Vacaro, e os sócio-fundadores da Ação & Contexto, Thiago Majolo e Gustavo Sanchez, com mediação de Ágatha Paraventi, professora da Cásper Líbero e integrante do GENN. Eles falaram sobre o processo de construção de memória empresarial e a ética no uso do storytelling, a partir do livro “Jogo Limpo – A RL Higiene e a construção do mercado profissional de limpeza”. A obra, fruto de pesquisa e de entrevistas com os mais diversos públicos da RL Limpeza, revela os erros e acertos da empresa, quando resolveu apostar fortemente na ética e na transparência.

 

 

Sobre o GENN

O GENN existe há cerca de três anos e é formado por pesquisadores de diversas instituições, além de comunicadores de empresas, e oferece nove linhas de pesquisa. Articula seus encontros com debates internos e com convidados externos, sempre do ponto de vista das narrativas organizacionais. A coordenação é feita pelo diretor-presidente da Aberje e professor doutor e livre-docente da ECA-USP, Paulo Nassar, com vice-coordenação de João Carrascoza, escritor e professor da ECA-USP e da ESPM/SP.

O grupo tem apoio oficial da Aberje. Para informações sobre as próximas, basta entrar em contato com Emiliana Pomarico Ribeiro pelo e-mail emiliana@aberje.com.br .