21 de dezembro de 2023

Retrospectiva Aberje 2023: a força da rede no crescente mercado da comunicação empresarial

Veja tudo que a associação realizou ao longo do ano, em sua missão para fortalecer a comunicação e os comunicadores nas empresas e instituições

2023 foi um ano desafiador em vários sentidos. Enquanto o mundo ainda lidava com as consequências de uma guerra iniciada no ano passado entre Rússia e Ucrânia, um novo conflito preocupante começou entre Israel e Hamas. Já no Brasil, a grande turbulência ocorreu nos primeiros dias do novo governo, com a tentativa de golpe no dia 8 de Janeiro. O mundo também ficou marcado pelos eventos climáticos extremos: 2023 foi o ano mais quente da história em 125 mil anos, de acordo com cientistas da União Europeia. Enquanto a COP 28, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, trouxe sinalizações importantes para a transição energética, ainda há um longo caminho a ser percorrido (e pouco tempo para fazê-lo). Já no fim do ano, novos desafios se apresentam para 2024, como, por exemplo, a eleição de Javier Milei na Argentina, um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Para a Aberje e para a Comunicação Corporativa brasileira, foi um ano movimentado, de crescimento e fortalecimento da relevância da área para os negócios. Nesse contexto, para se preparar para os desafios de 2024, a Aberje definiu como tema do próximo ano “Comunicação para transição”.

Veja a seguir alguns destaques da associação ao longo do ano de 2023:

“Conexões que transformam: a força da rede no crescente mercado da comunicação empresarial”

Como tema do ano da Aberje em 2023, ressaltamos a importância das conexões e da atuação em rede para o crescimento e evolução do setor. Chegamos à marca de 906 associadas, entre organizações e profissionais. É esta rede ativa que, por meio da troca de conhecimentos, benchmarking e discussões, traz valor para seus membros.

Rede de trocas

Ao longo de 2023, três Comitês de Estudo Temático da Aberje – grupo fechado de profissionais associados de todo o país, que se reúnem para debater temas específicos de comunicação – realizaram ao todo 26 encontros sobre os temas Inovação em Comunicação Corporativa, Comunicação e Engajamento em ESG e Comunicação Interna e Marca Empregadora.

Pela primeira vez desde a pandemia, foi realizado no meio do ano um encontro presencial com todos os membros, em uma reunião na sede da Natura &Co em São Paulo.

Encontro dos membros dos Comitês Aberje de 2023 na sede da Natura &Co, em São Paulo

No final do ano, membros dos três comitês se reuniram novamente no escritório da Aberje para compartilhar os principais insights do ano.

Comitês Aberje de 2023 na sede da Aberje

Também foram promovidos diversos encontros do LiderCom, grupo de lideranças da Comunicação Corporativa. No dia 23 de fevereiro, no Rio de Janeiro, em um almoço exclusivo, o LiderCom recebeu Brian Lott, atual Chair da Page Society, para discutir o impacto da inteligência artificial na comunicação e as relações entre as empresas e a política. Em abril, a jornalista Sandra Boccia conversou com os membros do grupo sobre a cobertura de negócios, clima e sustentabilidade dos principais veículos do país. Também houve um encontro sobre as principais tendências em métricas para a comunicação interna, compreendendo que a área passa por uma verdadeira transformação técnica, estratégica e até mesmo conceitual, com a especialista e professora da Escola Aberje, Suzel Figueiredo. O esporte e tecnologia como plataforma de mobilização social foi tema de outro encontro do LiderCom, com a participação do ex-jogador Raí Oliveira e seu irmão Sóstenes Oliveira, da Fundação Gol de Letra. No fim do ano, o quarto encontro foi com Miguel Setas, CEO do Grupo CCR, para falar sobre ESG em uma entrevista com o jornalista Roberto D’Avila. Além disso, o grupo LiderCom também fez alguns encontros de benchmarking, sobre modelos descentralizados em comunicação corporativa, e sobre governança e estrutura na área de eventos

Roberto D’Avila e Miguel Setas

“Mercados são conversas” e outras tendências em Comunicação Corporativa

Em junho, o auditório do MASP recebeu a 7ª edição do Aberje Trends. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes no maior evento, que contou com diversas mesas-redondas e palestras sobre os principais temas que impactam a comunicação, tais como diversidade e inclusão, inteligência artificial, tendências em comunicação interna, relações institucionais e governamentais, entre outros temas. Vale destacar a mesa de CEOs, que contou com a participação de João Paulo Ferreira, da Natura &Co;  Isabella Wanderley, da Novo Nordisk; Paulo Nigro, do Hospital Sirio-Libanês; Luiz Mello, do Vasco da Gama e Patrícia Audi, do RenovaBR. O painel foi mediado pelo especialista em tecnologia Ronaldo Lemos, que na ocasião parafraseou a célebre frase de Doc Searls “mercados são conversas”. Além disso, o Aberje Trends 2023 contou com um warm-up, que discutiu, em parceria com a FGV, a importância dos hubs de inovação, e um afterwards, onde comunicadores repercutiram as tendências abordadas durante a 7ª edição do evento. O Aberje Trends foi realizado com o patrocínio da Bayer, Gerdau, Latam Airlines, Lexisnexis, Novo Nordisk, Stellantis, Toyota e Ypê, juntamente com o apoio da RM Consulting, Sabesp e Zozi, e media partner do Estadão.

Mesa com CEOs, Aberje Trends 2023

Além do Aberje Trends, ao todo foram realizados 45 eventos, online e presenciais, em 2023, entre encontros dos Labs de Comunicação, eventos dos Capítulos Aberje e lançamentos da Editora Aberje

Web Summit, maior conferência de tecnologia e inovação do mundo

A Aberje também esteve presente nas duas edições do Web Summit em 2023: o Web Summit Rio, em maio (a primeira edição do evento global realizado no Brasil); e em novembro, em Lisboa. Com apoio da Latam Airlines e em parceria com a agência Ideal, a Aberje preparou em ambas edições um report especial com os principais insights que impactam a comunicação corporativa. Após a edição do Rio de Janeiro, fizemos uma live com participantes do Web Summit Rio para compartilhar as principais tendências.

+Veja o report do Web Summit Lisboa

+Veja o report do Web Summit Rio

Jornada Galápagos de Jornalismo

Neste ano a Aberje foi uma das apoiadoras da Jornada Galápagos de Jornalismo 2023 – curso gratuito de capacitação de comunicação para jovens jornalistas de todo o Brasil, liderado pela jornalista Alecsandra Zapparoli. Em agosto, a associação sediou um dos encontros da Jornada, com o tema “As práticas de ESG na Comunicação”. A Jornada reuniu 30 jovens de 18 estados brasileiros para viver uma experiência única em São Paulo, com tudo pago, por 12 dias, nas sedes paulistanas de algumas das maiores empresas do país. As associadas Itaú, Boticário, Engie e Suzano também patrocinaram a iniciativa.

Hamilton dos Santos fala com jovens participantes da Jornada Galápagos de Jornalismo 2023

Diálogos na Amazônia

A Aberje se aproximou ainda mais da região amazônica em 2023. A fundação de um Capítulo Amazônia, dirigido por Elis Ramos, da Vale, foi um destaque de 2023 que vale ser ressaltado. No mesmo período, Belém recebeu a Conferência Internacional “Amazônia e Novas Economias”, o encontro é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), reuniu mais de 1300 pessoas e teve a Aberje como uma das parceiras. Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, participou da mesa “Cultura e Comunicação no Desenvolvimento da Amazônia” na ocasião.

A Escola Aberje realizou, no segundo semestre, a Expedição Amazônia, uma viagem de seis dias à maior floresta tropical do mundo para qualificar e sensibilizar comunicadores que atuam nas áreas de comunicação corporativa e sustentabilidade. No total, 21 profissionais de comunicação e sustentabilidade participaram da experiência.

Expedicionários em frente ao INdT (Crédito: Tadeu Rocha)

A edição 111 da revista CE apresenta o dossiê Amazônia, com matérias sobre Comunicação Sustentável, e um relato sobre a comunicação com a região e seus habitantes a partir da Expedição Amazônia da Escola Aberje. Esses conteúdos foram liberados na versão digital da revista como um teaser da próxima edição.

ESCOLA ABERJE

Além da iniciativa pioneira da Expedição Amazônia, a Escola Aberje teve forte atuação em 2023. Foram realizados 35 cursos in company e 13 cursos livres, além de sete Programas Avançados – cursos de longa duração da instituição, sendo eles: Comunicação Digital (o programa mais antigo da Escola, em sua 8ª edição), Diversidade nas Organizações (curso pioneiro no mercado, já em sua 5ª edição), Sustentabilidade e ESG (4ª edição), Comunicação Pública (4ª edição), Relações Institucionais e Governamentais (3ª edição), Comunicação Interna (7ª edição), além da estreia do Programa Avançado em Gestão de Crises. Foram ao todo mais de 700 horas de aula ao longo do ano. O MBA em Gestão da Comunicação Corporativa, parceria entre a Aberje e a FGV, formou mais uma turma de profissionais, que fortaleceram suas habilidades na área. As inscrições para a turma de 2024, que inicia em abril, já estão abertas no site.

Mercado de R$ 35 bi, Centro de Análises Econômicas de Comunicação e outras pesquisas

Em 2023, o mercado de comunicação teve um orçamento previsto de R$35,3 bilhões, de acordo com pesquisa da Aberje. Além deste estudo, o núcleo de pesquisas da Aberje apresentou oito materiais ao longo do ano, dentre elas estão: “Tendências da Comunicação Interna” (em parceria com a agência Ação Integrada), “Tendências da Comunicação Organizacional” e o mais recente “Boletim Panorama Econômico Aberje – Diretrizes para o Orçamento da Comunicação 2024”.

Este último é uma iniciativa do novo Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje, liderada pelo seu economista-chefe Leonardo Müller.

Além das pesquisas próprias, a Aberje faz a curadoria e distribui aos associados semanalmente por e-mail conteúdos relevantes do mercado, entre relatórios de pesquisa, artigos, e-books, infográficos e estudos variados, por meio do disparo do Aberje Thinks. No ano, foram compartilhadas 43 edições.

Lançamentos da Editora Aberje

A Editora Aberje teve uma reformulação em seu site, facilitando a experiência do usuário. Além disso, contou com seis novos lançamentos em 2023, são eles: Como Implementar uma Estratégia ESG, de Rodolfo Guttilla; Guia de Comunicação para o Agronegócio, de Nicholas Vital; Muito Além do Media Training, de Patricia Marins e Miriam Moura; Reconhecimento que Gera Valor: Prêmio Aberje 2022; Regras Novas Jogadores Antigos, de Carlos Parente de Leonardo Barreto; e Diversos Somos Todos, de Reinaldo Bulgarelli.

CONTEÚDOS, PESQUISAS E ATENDIMENTOS

A Aberje apresentou conteúdos em diferentes formatos e plataformas, buscando levar aos seus associados um material de relevância e qualidade. No primeiro semestre, publicamos a edição 110 da Revista CE – Comunicação Empresarial, que teve “Comunicador-Gestor” como seu dossiê. A edição apresentou reportagens, artigos, podcast Think Tank e um especial do Prêmio Aberje 2022.

O canal do Youtube da Aberje também teve destaque. A websérie “Insiders”, produzida em parceria com a Jabuticaba Conteúdo, teve sua segunda temporada, com seis episódios, que mostram exemplos de comunicação em ESG nas organizações, apresentando cases de LATAM Airlines, União Química, Toyota, Avon, Ultracargo e BRF. O canal do Youtube foi palco de lives e outros conteúdos relevantes ao longo de 2023.

Já no formato podcast, seguimos com a produção do FalAção. O episódio mais ouvido do podcast em 2023 foi sobre “ChatGPT e a Inteligência Artificial na Comunicação”, com Rafael Sbarai.

Já no projeto Na Ordem do Dia, lançamos a terceira temporada, com o tema “Comunicação na Governança”, em parceria com o IBGC e patrocínio da LATAM Airlines, com curadoria de Vânia Bueno. O podcast Think Tank Revista CE também foi produzido em 2023, com cinco episódios abordando “Geração Z”.

As principais notícias da Aberje, do mercado, além de artigos de profissionais da área foram compartilhados com a rede não só no portal, mas também na newsletter semanal da associação, disparada toda sexta-feira aos associados. Além dessa newsletter semanal, a Aberje também disparou mensalmente a newsletter internacional BRpr – em inglês e, neste ano, também em espanhol, em parceria com a CAMBRAS – Cámara de Comercio, Industria y Servicios Argentino Brasileña de la República Argentina –, e a newsletter da Aliança Aberje de Combate às Fake News, com curadoria do professor da Escola Aberje Luiz Chinan.

Já o Centro de Memória e Relacionamento da Aberje presta serviço de disseminação do conhecimento na área de comunicação organizacional e pela gestão de documentos e informações de interesse histórico referentes à associação, atendendo associados à procura de atualização e benchmarking, bem como a comunidade acadêmica em estudos teóricos e práxis empresarial. Foram realizados 185 atendimentos (entre associados, alunos e comunidade acadêmica) ao longo do ano.

INTERNACIONAL

Na agenda internacional, a Aberje mantém relações com a Page Society, sendo membro do board, e marcou presença nos dois eventos da entidade no ano, com a participação do diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos: o Spring Seminar, em abril; e a Page Annual Conference, em outubro. Hamilton é também chair do Conselho Regional América Latina da Global Alliance for PR and Communications Management, entidade que congrega as associações de Comunicação e PR do mundo. Também em outubro, a Global Alliance organizou em Chennai, na Índia, o World Public Relations Forum 2023. O diretor-executivo também visitou Paris, para encontro com membros da COM-ENT, principal associação de comunicadores da França. Os destaques e aprendizados desses encontros foram compilados em um relatório exclusivo para os associados.

Page Annual Conference

Em março, a Aberje realizou mais um International Aberje Awards, reconhecimento premia estudos acadêmicos de pesquisadores estrangeiros que estejam relacionados à comunicação e relações públicas no Brasil e na América Latina. O prêmio é entregue durante a Conferência Internacional de Pesquisadores de Relações Públicas (IPRRC, na sigla em inglês), em Orlando, nos Estados Unidos. Neste ano, os autores Pablo Miño, da Boston University, e Joseph Czabovsky, da University of North Carolina at Chapel Hill, foram os vencedores com o estudo denominado “Aplicando a Tipologia de Públicos Susceptíveis à Desinformação ao Nation Branding: percepções dos países latino-americanos moldadas pelas visões dos americanos sobre questões de imigração”.

CAPÍTULOS ABERJE

A Aberje tem sua sede em São Paulo capital, mas também possui capítulos espalhados pelo Brasil, que promoveram encontros com as organizações e os comunicadores locais, a fim fortalecer a rede. Vale destacar a fundação do Capítulo Aberje Amazônia. Ao longo de 2023, foram realizados encontros, além do Capítulo Amazônia, dos capítulos Rio Grande do Sul (dirigido por Daniela Cidade, da Rede Marista, e Rosângela Florczak, da ESPM-Sul), Minas Gerais (dirigido por Paula Hermont, da AngloGold Ashanti) e Rio de Janeiro (dirigido por Carolina Paiva, da Tim). A Aberje também mantém Capítulos na Bahia (dirigido por Fábio Gois, da Bracell), Brasília (por Michele Silveira, da Eletronorte), Ceará (por Emanuela França, da ArcelorMittal), Grande ABCD (por Alessandra Gomes de Souza, da Mercedes-Benz), Paraná (por Fernanda Stocco, da Renault) e Santa Catarina (por Michele Schifino, da Engie).

PRÊMIO ABERJE

O Prêmio Aberje bateu recorde de inscrições em sua 49ª edição. Ao todo foram 375 projetos inscritos em 18 categorias. A celebração ocorreu no dia 5 de dezembro, em São Paulo, e foi uma grande festa da Comunicação Corporativa, reconhecendo as principais organizações e profissionais por contribuírem com o fomento das boas práticas na comunicação empresarial do país no ano de 2023. A cerimônia também homenageou os Comunicadores do Ano e demais Prêmios Especiais. O troféu de Empresa do Ano ficou com a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein.

Para concorrer ao prêmio nacional na grande cerimônia de premiação, os vencedores regionais apresentaram seus projetos no Painel de Cases, que neste ano voltou ao formato presencial depois de três edições online.

Troféu Empresa do Ano no Prêmio Aberje 2023 (Créditos: João José Carniel e Tati Nolla)

ADVOCACY E PARCERIAS

Ao longo de 2023, o diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, Paulo Nassar, participou de mais de 50 eventos como palestrante, docente e representante institucional da Aberje. Dentre essas participações, vale destacar a mediação do painel na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, do IBRAM, e a participação no seminário “Os Sentidos da Memória”, organizado pela B3 e Museu da Bolsa.

+Artigo: Os lugares de memória são lugares extraordinários, Paulo Nassar

Paulo Nassar palestra em seminário da B3

O diretor-presidente também escreveu diversos artigos publicados em grandes veículos, como por exemplo, o artigo “Pilares ESG precisam se manter em pé”, escrito em parceria com Hamilton dos Santos, publicado no O Globo. A coletânea completa de artigos pode ser vista aqui. Paulo é também membro do Conselho Gestor de Comunicação do Governo do Estado de SP e do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME).

Dentre as parcerias estabelecidas ao longo do ano, está a associação da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais renomadas universidades da América Latina, entrando oficialmente na rede Aberje. “Este acordo de aproximação entre a USP e a Aberje coloca a Universidade de São Paulo vai permitir qualificação das nossas pessoas, o acompanhamento de atividades de formação, troca de informações, acesso a conhecimentos, e isso vai melhorar ainda mais a comunicação institucional na USP”, disse Eugênio Bucci, superintendente de Comunicação Social da USP, na ocasião.

Paulo Nassar, Carlos Gilberto Carlotti Jr. (reitor da USP) e Eugênio Bucci (Créditos: Anderson Rodrigues)

Também fizemos uma parceria com a Fundação FHC, em encontro em comemoração dos 300 anos de nascimento do economista e filósofo Adam Smith, “Por que Adam Smith continua a ser um pensador fundamental para responder a questões do mundo contemporâneo?”, disponível no Youtube.

Outras parcerias que valem ser destacadas, são as que ligam a Aberje ao esporte como plataforma de comunicação e ferramenta social. A associação se aproximou ainda mais do esporte, apoiando a Fundação Gol de Letra, o Referência FC e o Rede Tênis Brasil.

GOVERNANÇA

No fim deste ano, a governança da Aberje teve algumas novidades: Malu Weber, vice-presidente de Comunicação Corporativa do Grupo Bayer no Brasil, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo, com David Grinberg, vice-presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados, sendo o novo VP do Conselho.

Malu Weber e David Grinberg

Já no Conselho Consultivo, foram eleitos Presidente e Vice-Presidente para um mandato de 2 anos. Renato Gasparetto, da Vivo; e Yacoff Sarkovas, consultor estratégico; foram eleitos respectivamente para presidência e vice-presidência, já eram membros do Conselho.

Renato Gasparetto e Yacoff Sarkovas
  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *