“Comunicação para a transição” é o tema da Aberje para o ano de 2024

O planeta precisa de mudanças urgentes e todos os sinais apontam para uma era de transição – energética, econômica, cultural e social e a comunicação corporativa tem papel primordial para estabelecer pontes que apoiem essa transição. Neste sentido, o tema “Comunicação para a transição” foi definido como tema do ano de 2024 da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje.
Todo ano, a associação organiza suas atividades de forma transversal a partir de um tema geral, definido no final de cada ano. Em 2023, por exemplo, o tema foi “Conexões que transformam: a força da rede no crescente mercado da comunicação empresarial”. O tema é definido a partir de reuniões com a governança da Aberje, os membros dos Conselhos Deliberativo e Consultivo da entidade.
Confira na íntegra a justificativa para a escolha do tema:
O planeta precisa de mudanças urgentes e todos os sinais apontam para uma era de transição – energética, econômica, cultural e social. Neste sentido, a comunicação corporativa possui um papel primordial para estabelecer pontes que apoiem essa transição, assegurando o entendimento de todas as partes, expandindo o alcance das novas ideias e potencializando os papéis que podem ser desempenhados pelo setor empresarial.
No entanto, é preciso garantir que a comunicação desse movimento seja feita a partir de balizas éticas, plurais, inovadoras e humanísticas. E que os objetivos estejam cada vez mais focados nos eixos da tríade ESG: combate às mudanças climáticas; investimentos para a inclusão e o desenvolvimento social e reforço das estruturas de governança – das organizações e da própria comunicação.
Na agenda de transição, as empresas e instituições devem ter ambições maiores e liderar a mudança real em seus setores. E para isso, a comunicação corporativa deve servir como um verdadeiro meio de transição, indo além das tradicionais campanhas e posicionamentos, mas modificando, engajando e assumindo a sua responsabilidade como agente transformador.
ARTIGOS E COLUNAS
Ricardo Gioia O preço do silêncio na era da IALeila Gasparindo Em ano eleitoral, o silêncio da empresa também é uma mensagemRafael Calia CI Leaders: Fortalecendo a Comunidade de Lideranças da Comunicação Interna de grandes empresas
Destaques
- Luciene Cristina Silva assume direção do Capítulo Aberje Sudeste 2
- Ciclo eleitoral amplia desafios para comunicação e assuntos públicos nas Américas
- Levantamento mapeia estruturas de Comunicação e ESG nas empresas
Notícias do Mercado
- CCEE promove encontro sobre diversidade e inclusão no setor elétrico
- APAS escolhe Textual Comunicação como nova agência de PR
- Intelbras transforma sons de produtos em música em nova campanha
































