Newsletter Fake Alert de abril discute PL das fake news, pesquisa sobre disseminação de notícias falsas e outros temas
A Aliança Aberje de Combate às Fake News divulgou a edição mais recente de sua newsletter mensal, que compila notícias, estudos e exemplos sobre fake news nas organizações. Elaborada pelo jornalista e professor Luiz Chinan, curador da Aliança, a edição de abril da Fake Alert aborda o PL das Fake News, as ações de plataformas digitais para coibir a disseminação de notícias falsas e a parceria entre a Philip Morris Brasil e a Folha de S. Paulo, por meio da iniciativa Checamos, para combater fake news compartilhadas em redes sociais. A Fake Alert de abril também apresenta dados de um estudo do Centro de Notícias, Tecnologia e Inovação (CNTI) sobre a regulação de notícias falsas.
A edição reúne as principais fake news de abril envolvendo marcas e instituições, como aprovação de medicamentos pela Anvisa, suspensão dos contratos da Starlink, lançamento de sanduíches pelo McDonalds e uso de drogas na UFPA.
Para saber mais e conhecer em detalhes o combate às fake news, acesse a newsletter de abril. Para receber o material mensalmente, inscreva-se na página da Aliança.
SOBRE A ALIANÇA
A Aliança Aberje de Combate às Fake News é uma iniciativa da Aberje que surge no LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – para conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação.
A iniciativa têm como base o código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê uma lista de cinco grandes compromissos: compromisso com as fontes, compromisso com a prestação de contas, compromisso com a transparência, compromisso com a honestidade e o compromisso com o não-partidarismo.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025