Newsletter Fake Alert de abril discute PL das fake news, pesquisa sobre disseminação de notícias falsas e outros temas
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/154885/Congresso-Nacional-Brasilia-scaled-470x300.jpg)
A Aliança Aberje de Combate às Fake News divulgou a edição mais recente de sua newsletter mensal, que compila notícias, estudos e exemplos sobre fake news nas organizações. Elaborada pelo jornalista e professor Luiz Chinan, curador da Aliança, a edição de abril da Fake Alert aborda o PL das Fake News, as ações de plataformas digitais para coibir a disseminação de notícias falsas e a parceria entre a Philip Morris Brasil e a Folha de S. Paulo, por meio da iniciativa Checamos, para combater fake news compartilhadas em redes sociais. A Fake Alert de abril também apresenta dados de um estudo do Centro de Notícias, Tecnologia e Inovação (CNTI) sobre a regulação de notícias falsas.
A edição reúne as principais fake news de abril envolvendo marcas e instituições, como aprovação de medicamentos pela Anvisa, suspensão dos contratos da Starlink, lançamento de sanduíches pelo McDonalds e uso de drogas na UFPA.
Para saber mais e conhecer em detalhes o combate às fake news, acesse a newsletter de abril. Para receber o material mensalmente, inscreva-se na página da Aliança.
SOBRE A ALIANÇA
A Aliança Aberje de Combate às Fake News é uma iniciativa da Aberje que surge no LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – para conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação.
A iniciativa têm como base o código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê uma lista de cinco grandes compromissos: compromisso com as fontes, compromisso com a prestação de contas, compromisso com a transparência, compromisso com a honestidade e o compromisso com o não-partidarismo.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires