Lançamento do livro: Lobby Digital – Como o cidadão conectado influencia as decisões de governo e empresas

< Voltar
lobby-digital

Evento Online

  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

Aberje convida para o lançamento do livro ”Lobby Digital – Como o cidadão conectado influencia as decisões de governos e empresas”, escrito por Renard Aron, consultor, autor e palestrante, com mais de 25 anos de experiência profissional em relações com governo, public affairs e cidadania corporativa no Brasil e nos EUA, tendo trabalhado para grandes multinacionais e entidades de classe.

O livro, que será lançado em formato e-book pela Aberje Editorial, traz uma interpretação diferente, ou melhor, inédita, sobre o lobby: na visão de Aron, o novo lobby tem como ator principal o cidadão comum, a quem o autor batiza de ‘cidadão stakeholder’. Por meio das tecnologias digitais, esse cidadão pode ele próprio ser lobista e representar seus interesses junto àqueles que elegeu, assim como pressionar organizações e empresas ao redor do mundo, deixando de ser apenas espectador para tornar-se ator ativo na definição e na decisão de políticas públicas.

A roda de conversa será realizada por meio de live nos canais da Aberje, e conta com a  presença de Paulo Nassar, Diretor Presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Fábio Rua, vice-presidente do IRelGov e Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM para a América Latina; Luciana Holtz, Fundadora e Presidente do Instituto Oncoguia. A mediação fica por conta de   Ricardo Sennes, sócio diretor da Prospectiva Consultoria e especialista em cenários políticos e econômicos, formulação e implementação de políticas públicas.

No final do evento, acontece o sorteio de exemplares do livro, em formato de e-book,  e também de um curso livre de até 8h da Aberje.

*Devido à pandemia, a edição impressa do livro será enviada pela Aberje via Correios aos associados – como parte dos benefícios de integrar à rede – em momento oportuno, ao término da quarentena.

**O evento irá acontecer em nossa plataforma digital do Zoom, com inscrição prévia e sem taxa.

***As vagas são limitadas à capacidade da sala on line. 

****Programação sujeita à alteração.

Programação

19:00

Abertura

  • Ricardo Sennes

    Sócio diretor da Prospectiva

19:05

Palestra Renard Aron

  • Renard Aron

    Consultor, autor e palestrante

19:25

Entrevista Ricardo Sennes com convidados e Renard Aron

  • Fábio Rua

    Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM para a América Latina

  • Luciana Holtz

    Psico-oncologista, especialista em Bioética e Fundadora e Presidente do Instituto Oncoguia

  • Paulo Nassar

    Diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP

20:05

Perguntas e respostas telespectadores

20:30

Encerramento

Palestrantes

  • Fábio Rua

    Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM para a América Latina

    Na liderança de uma equipe multidisciplinar que atua diretamente em 11 países, tem como missão contribuir para a transformação digital e adoção tecnológica pelos governos e sociedade latino-americana. Antes da IBM, foi diretor de Relações Governamentais da GE para a América Latina e diretor de Políticas de Comércio Internacional da Embraer.  Também passou pela Vale e pela AMCHAM Brasil, onde ocupou funções de liderança relacionadas às áreas corporativa e institucional. É graduado em Relações Internacionais (FAAP), pós-graduado em Diplomacia Econômica (UNICAMP) e mestre em Gestão de Negócios Internacionais (FGV/RJ). Youtuber e Instagrammer bastante atuante nas mídias sociais, é criador do canal TechGov por Fabio Rua, que tem por objetivo integrar a tecnologia aos debates sobre política e economia.Também é cofundador do Movimento Brasil, País Digital, que se dedica à construção de um país mais digital e menos desigual, e também é vice-presidente do IRelGov – Instituto de Relações Governamentais, recém eleito para o biênio 2020/2022. Figurou como um dos 20 profissionais de RIG mais admirados do país, pelo anuário ORIGEM de 2019.

  • Luciana Hotz

    Psico-oncologista, especialista em Bioética e Fundadora e Presidente do Instituto Oncoguia

    Atuou como psico-oncologista, atendendo e orientando pacientes com câncer e seus
    familiares até 2010 em instituições públicas e privadas. Em 2003, Luciana lançou o Oncoguia,
    portal informativo e interativo criado para ajudar o paciente com câncer a viver melhor por
    meio de informação de qualidade. Em 2009 fundou o Instituto Oncoguia, ONG nacional de
    educação, apoio e defesa de direitos na qual atua como presidente. Coordenou durante cinco anos (2007-2012) a Iniciativa Global para a Conscientização do
    câncer de mama no Brasil da Ong Susan G. Komen for the cure. Luciana foi conselheira
    suplente do Conselho Nacional de Saúde (2013 – 2014). Em 2015 foi selecionada e se tornou empreendedora social fellow Ashoka e recebeu, em 2018
    o prêmio Jimmy Holland da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia por sua atuação e
    dedicação à área.

  • Paulo Nassar

    Diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP

    Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

  • Renard Aron

    Consultor, autor e palestrante

    Tem mais de 25 anos de experiência profissional em relações com governo, public affairs e cidadania corporativa no Brasil e nos EUA, tendo trabalhado para grandes multinacionais e entidades de classe. É fundador da PolicyZone, consultoria que ajuda organizações a se prepararem para um ambiente de discussão de políticas públicas mais aberto, participativo e digital. É autor do livro “Lobby Digital – Como o Cidadão Conectado Influencia Decisões de Governo e Empresas”. Mora em São Francisco.

  • Ricardo Sennes

    Sócio diretor da Prospectiva

    Especialista em cenários políticos e econômicos, formulação e implementação de políticas públicas. É non-resident fellow do Atlantic Council (DC – EUA) e sênior fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI – RJ). Também atua como presidente do conselho do Instituto Escolhas (SP) e membro do Conselho da Revista Foreign Affairs em espanhol (México). É economista e doutor em ciência política e comentarista do Jornal da TV Cultura.