EVENTOS
Tendências da Comunicação Interna 2023
SOBRE
Para construir este panorama completo sobre como será a comunicação interna em 2023, foram analisadas questões como planejamento e mensagens, canais, campanhas, comunicação pelos gestores, desafios para o ano e gestão e processos de CI.
Os resultados trazem provocações e consolidam caminhos e transformações necessárias, com desafios relacionados a questões como o desafio da gestão e envolvimento nas narrativas estratégicas das empresas, o engajamento dos líderes como comunicadores, a horizontalização da comunicação interna e a melhoria da experiência dos colaboradores com os canais e iniciativas de CI.
Este raio X do mercado de comunicação interna no Brasil mostra uma jornada com muitas conquistas e também muito a ser trilhado.
PROGRAMAÇÃO
10:00 Abertura
10:05 Apresentação da pesquisa: Tendências da Comunicação Interna 2023
-
Thierry Pignataro
Diretor de Negócios e Operações da Ação Integrada
-
10h45 Debate
-
Claudia Góes
Diretora de comunicação na Microsoft Brasil
-
Helga Franco
Diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelēz Brasil
-
Jesiel Tasso
Diretor de Marketing do Grupo Rodonaves
-
Michele Schifino
Gerente de Comunicação da ENGIE Brasil Energia
-
Mediação: Thierry Pignataro
Diretor de Negócios e Operações da Ação Integrada
-
12:00 Encerramento
Claudia Góes
Diretora de Comunicação da Microsoft Brasil
Responsável pelas áreas de Comunicação Externa, Interna, gestão de crises e reputação. Claudia possui mais de 20 anos de experiência no mercado de Comunicação Corporativa e Relações Públicas. Atuou em grandes empresas e agências de comunicação como Volkswagen do Brasil, Samsung Electronics, Weber Shandwick e In Press Porter Novelli. Em 2018 foi finalista do Prêmio Comunique-se, um dos mais importantes da área de jornalismo do Brasil. A executiva é jornalista graduada pela Universidade Católica de Santos, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Helga Franco
Diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelēz Brasil
É Cientista Política e advogada, mestre em Gestão de Políticas Públicas. Também conselheira do Instituto Brasileiro de Relações Governamentais e da Associação Brasileira de Mulheres em Relações Governamentais. Helga tem mais de 20 anos de experiência em Relações Institucionais e Governamentais. Ocupou posições de liderança em grandes empresas como Nestlé, Mars e Cargill e desde a criação do Anuário Origens em 2019, é reconhecida em todas as edições como uma das 20 profissionais de Relações institucionais e Governamentais mais admiradas do Brasil. Atualmente é Diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelēz Brasil, estando a frente da Comunicação Corporativa da companhia.
Jesiel Tasso
Diretor de Marketing do Grupo Rodonaves
Formado em Administração pela UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) e com MBA em Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), tem vasta experiência no setor automotivo e promoveu a comunicação e produtos de marcas como IVECO, Mercedes-Benz, Chrysler, Jeep, Dodge, e de serviços, como a Unidas. Atualmente, atua como Diretor de Marketing do Grupo Rodonaves, um dos principais nomes do setor de transporte e logística do Brasil, à frente das estratégias de comunicação integradas do grupo, tais como corporativa, interna e endomarketing e digital. Além das principais cadeiras do marketing, como inteligência de mercado e relações mercadológicas, experiência do cliente, portfólio de produtos e serviços, trade marketing, pricing, planejamento comercial e estratégias.
Michele Schifino
Gerente de Comunicação da ENGIE Brasil Energia
Jornalista com mais de 16 anos de experiência em Comunicação Corporativa. Já liderou também as atividades de Sustentabilidade, Marketing e Relações Institucionais em funções regionais e globais de multinacionais nos setores de logística e bens de capital. Há dois anos é Gerente de Comunicação da ENGIE Brasil Energia e Diretora do Capítulo ABERJE em Santa Catarina.
Thierry Pignataro
Diretor de Negócios e Operações da Ação Integrada
Trabalha com consultoria e assessoria de comunicação interna há 25 anos e possui em sua experiência projetos para empresas como AstraZeneca, BRF, Bombril, Bunge, Caterpillar, Coca-Cola, Electrolux, Engie, ExxonMobil, Gerdau, Grupo Boticário, KraftHeinz, Marfrig, Michelin, Mondelez, Natura &Co, Rodonaves, Vivo, Volvo e Votorantim. Um apaixonado pela comunicação interna, é graduado em Relações Públicas (UFPR) e especialista em Marketing (UFPR) e Gestão de Pessoas (FAE). Concluiu ainda o Programa de Formação de Consultores da Adigo, que trabalha no apoio ao desenvolvimento de pessoas e organizações. Tem trabalhado na Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna desde sua primeira edição, em 2017.