Aberje Trends: influencer e IA são cada vez mais protagonistas em ações de comunicação interna
No dia 19 de junho, o Museu de Arte de São Paulo – MASP, em São Paulo, sediou a 7ª edição do Aberje Trends, o evento reuniu especialistas e profissionais renomados para discutir as tendências e tecnologias que impulsionam a comunicação interna como estratégia de gestão. Em um cenário de trabalho híbrido e preocupações crescentes com a saúde mental dos funcionários, a comunicação interna tornou-se uma prioridade para as empresas, contando como aliados estratégicos a inteligência artificial e os influenciadores digitais.
A mesa de discussão, mediada por Maria Tereza Gomes, CEO da Jabuticaba Conteúdo, contou com a presença de Bianca Minguci, especialista em Inteligência de Mídia e Business Development Manager da LexisNexis | Nexis Solutions, Elisa Prado, consultora em Gestão da Reputação, e Vítor Dicastro, ator, apresentador e influenciador.
Durante o painel, os participantes exploraram diversos tópicos relacionados às tendências e tecnologias para a criação de equipes engajadas por meio da comunicação interna.
De acordo com a pesquisa Tendências da Comunicação Organizacional, feita pela Aberje e apresentada durante o evento, existe uma revolução iminente no cenário da Comunicação. A pesquisa destaca que a Inteligência Artificial e os Algoritmos assumirão um papel protagonista nos próximos três anos, moldando o futuro da área.
A pesquisa revela que a Comunicação Organizacional passará por uma mudança, impulsionada pela Inteligência Artificial (40%), aplicativos (apps) (36%) e algoritmos (24%). Essas tecnologias disruptivas irão redefinir a forma como as organizações se comunicam, criando novas possibilidades e desafios para os profissionais da área.
Influenciadores Digitais
Os influenciadores foram um ponto explorado durante o debate. Para Elisa Prado, eles são as principais fontes das empresas hoje em dia. “Não há canal mais importante do que as pessoas, são elas que dizem, são os influenciadores que reverberam as normas que devemos seguir. Ninguém quer trabalhar para empresas que não sigam as questões ambientais e sociais e essa é uma relação de confiança entre as empresas e colaboradores”.
O uso da inteligência artificial
Outro ponto levantado durante o painel foi a inteligência artificial e como ela pode ser usada na comunicação interna. Segundo Minguci da LexisNexis, o uso dessa ferramenta pode ser um aliado nessa construção. “Hoje, no nosso papel como colaborador não tem mais como criarmos pautas baseadas em achismo, temos dados que podem ajudar a embasar as nossas criações e projetos de comunicação para conseguirmos entregar de melhor forma e a inteligência artificial pode auxiliar nessa construção”.
Escutar os colaboradores
Entender os papéis dentro da empresa é importante para todos que estão nela, e para Dicastro, influenciador digital, o escutar é o mais importante dentro de uma corporação. “Conforme crescia na internet como empresário, eu fui querendo contratar pessoas que poderiam me ajudar no trabalho como influencer. Gerenciar pessoas é algo muito complicado, os colaboradores têm que se sentir sempre motivados. Eu procuro deixar claro com todos os meus colaboradores que estão me auxiliando e o que cada um faz, para que não haja um ruído entre a comunicação de todos”.
A 7ª edição do Aberje Trends evidenciou a importância estratégica de colaboradores influenciadores na comunicação interna, não apenas para reverberar as mensagens da companhia, mas sim cocriar e também ser um canal de escuta da área de comunicação.
O evento tem patrocínio da Bayer, Gerdau, Latam Airlines, Lexisnexis, Novo Nordisk, Stellanis, Toyota e Ypê, juntamente com o apoio da RM Consulting, Sabesp e Zozi, e media partner do Estadão.
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