×

Colunas

Digitalização do campo integra soluções para o futuro da agricultura

 

O Brasil foi colonizado cultivando cana-de-açúcar, governado pela política do café com leite e a agricultura até hoje é o principal pilar de sustentação da balança comercial do País. Ainda assim, a percepção do consumidor com relação ao agronegócio muitas vezes é distorcida, mesmo com os esforços do produtor rural que, a cada safra, busca alcançar máxima produtividade aliada à sustentabilidade. A população urbana também não costuma ter conhecimento do quanto de tecnologia existe nos processos agrícolas para que o alimento chegue à mesa, atendendo uma população mundial crescente que deve chegar a cerca de 10 bilhões de pessoas em 2050.

Tanto o meio urbano quanto o rural são usuários, por exemplo, de aplicativos. A digitalização nas fazendas é uma realidade e este pilar é o propulsor da relação entre o campo e a cidade. Processos como o de rastreabilidade permitem que o agricultor registre o passo a passo do cultivo e informe os quesitos de sustentabilidade que foram adotados para que haja produção responsável. Esta é uma prova de que a consciência pelo futuro já se faz agora.

Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA), 61% dos produtores utilizam smartphone, sendo que 64% dos usuários de aplicativo de mensagens instantâneas o fazem também para fins profissionais. Neste momento em que as redes sociais são enormes difusoras de informação, o setor precisa se comunicar, inclusive nos canais digitais, de forma assertiva para ajudar o agricultor na tomada de decisões, afinal, isso influencia na forma com que a comida chegue ao prato da população.

O futuro já é agora! A Bayer entende que a digitalização integra diversas soluções, que vão desde o uso de drones para aplicação de defensivos até a coleta e processamento de dados por meio da plataforma Climate FieldView – passo importante na integração com a Monsanto.  Além disso, oferecemos aos nossos clientes a Rede AgroServices, uma plataforma de serviços que funciona semelhante aos programas de fidelidade das companhias aéreas, onde o agricultor pode trocar pontos por benefícios. Estamos também investindo na produção de conteúdo de credibilidade, com objetivo de deixar o agricultor e a sociedade bem informados sobre essas inovações nos canais digitais. O campo digital é um caminho sem volta, e estas iniciativas nos permitem continuar levando o papel fundamental do agricultor à sociedade e, de forma mais ampla, contribuir com a geração de renda e economia nacional.

Gerhard Bohne
Gerhard Bohne
Engenheiro Agrônomo pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Atual CEO da Bayer Agrícola Brasil. Profissional com mais de 20 anos de experiência em empresa de grande porte multinacional, no segmento de agronegócios/agrícolas, atuando em planejamento estratégico, gestão administrativa, financeira, desenvolvimento de produtos, relacionamento com clientes com ampla vivência no desenvolvimento do planejamento estratégico de expansão, novos negócios, gestão de vendas e inteligência de mercado.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

string(23) "Redação Portal Aberje"

Conheça aqui 15 Tendências de Marketing de Influenciadores em 2019, segundo a MediaKix

A indústria da moda e o desafio do ODS 8

A energia que impulsiona o empreendedorismo

Para CMOs, transformação digital ainda é difícil de comprovar resultados