14 de dezembro de 2023

Valor Setorial Comunicação Corporativa 2023 traz como tema principal o foco no diálogo

A publicação é uma parceria de 16 anos entre a Aberje e o jornal Valor Econômico; esta edição aborda os desafios das empresas para manterem a conexão com seus stakeholders

Manter o diálogo com públicos variados através de diferentes canais nunca foi tão importante para as organizações. O universo de atuação do comunicador vem ganhando espaço, diante de um cenário cada vez mais complexo que abarca questões sociais, ambientais e culturais. Para tratar desse assunto, a edição do Valor Setorial Comunicação Corporativa 2023  – revista anual do jornal Valor Econômico em parceria com a Aberje há 16 anos tem como tema central o foco no diálogo. A publicação bilíngue já está disponível aos assinantes do Valor e os associados da Aberje receberão a publicação impressa em breve.

A reportagem de capa da revista é fruto de uma mesa-redonda composta por diretores de comunicação de grandes companhias do país. O debate reuniu Ana Claudia Pais, head de public affairs e comunicação da Yara Brasil; Marcel Dellabarba, diretor de relações públicas da Samsung Electronics América Latina; Maria Elisa Curcio, diretora de assuntos corporativos, regulatórios e sustentabilidade da LATAM Airlines Brasil; Mariana Scalzo, diretora de comunicação corporativa da Arcos Dorados Brasil – McDonald’s; Michel Blanco, head de reputação e comunicação corporativa da América Latina da Natura &Co; e Simone Tcherniakovsky, diretora sênior de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novo Nordisk.

Para o diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, Paulo Nassar, que mediou o debate, a troca de ideias ao longo desse período possibilita um recorte histórico importante na trajetória de 56 anos da Aberje. A diretora de redação do Valor, Maria Fernanda Delmas, destaca que a imprensa e as áreas de comunicação corporativa compartilham questões como o combate às fake news e o avanço da agenda ESG, de boas práticas ambientais, sociais e de governança.

A fim de promover a troca de ideias entre líderes de grandes corporações quanto às perspectivas da comunicação corporativa, a Aberje e o Valor Econômico também organizam, anualmente, uma outra mesa-redonda focada em CEOs de grandes companhias. Nesse ano, o encontro foi mediado pelo diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos e contou com a participação de Denise Santos, CEO da Beneficência Portuguesa do Brasil; Heloisa Rios, CEO da Universidade do Futebol; Gilberto Costa, diretor-executivo do Pacto de Equidade Racial; e Julio Campos, CEO do Compra Agora. 

A Carta ao Leitor desta edição da revista Valor Setorial, ressalta que “o diálogo é um mantra na comunicação corporativa: falar com diversos públicos, compreender suas demandas e dar respostas adequadas é essencial para a gestão do negócio, zelar pela reputação da empresa, segundo CEOs ouvidos nesta edição, tem importância equivalente à busca de bons resultados financeiros.

Os associados da Aberje receberão a revista em breve. Assinantes do Valor podem acessar a versão online neste link.

Redefinindo a influência – Como comunicar para promover mudanças

A discussão sobre o desafiador papel do profissional de comunicação, que passa a ter a missão de liderar essa transformação dentro das organizações, também foi assunto da quarta edição do tradicional Fórum Aberje Valor Econômico de Comunicação Corporativa, evento digital anual promovido pela Aberje e o jornal Valor Econômico em outubro. Este ano, foram realizadas três sessões a partir do tema central “Redefinindo a influência – Como comunicar para promover mudanças”. Os webinars reuniram especialistas de diferentes áreas, CEOs, diretores e vice-presidentes de Comunicação de renomadas empresas do Brasil. Os debates foram transmitidos ao vivo e estão disponíveis no canal do Youtube da Aberje.

No primeiro dia, o tema “Quem e o que influenciam a cultura interna das empresas hoje?”, foi debatido por: Carolina Prado, diretora de Comunicação da Intel para a América Latina; Malu Weber, vice-presidente de Comunicação da Bayer; Mônica Alvarez, gerente de Com. Corporativa na Alubar Global Management; Pâmela Vaiano, superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco e Fernando Taquari, editor-assistente de projetos especiais do Valor Econômico.

A sessão seguinte trouxe o tema “Como a área de comunicação influencia o negócio e seus pares”, e contou com a participação de Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), e do Instituto RME; Jorge Görgen, head de Com. Corporativa do Iveco Group para a América Latina; Pedro Torres, diretor de Com. e Relações Institucionais na Gerdau; Ranny Alonso, diretora de Comunicação Corporativa no UnitedHealth Group Brasil e João Luiz Rosa, repórter especial do Valor Econômico.

O terceiro e último webinar reuniu grandes líderes para conversar sobre “CEOs comunicadores: a vulnerabilidade como força”. Participaram Andrea Sambati, presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil; Jamile Cruz, country manager da Rio Tinto; Jerome Cadier, CEO da LATAM Airlines Brasil e Stela Campos, colunista e editora da área de Carreira do jornal Valor Econômico.

A primeira edição do Fórum foi realizada em 2020, durante a pandemia. Em três edições, os encontros digitais reuniram executivos de diferentes segmentos do mercado para debater temas relevantes e atuais. Entre as personalidades que já participaram do Fórum, estão Candido Bracher, presidente-executivo do Itaú Unibanco; Jean Jereissati, CEO da Ambev; Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil; Luciano Huck, apresentador da TV Globo; Edvaldo Vieira, CEO da Amil; Luiz Sérgio Vieira, CEO na EY Brasil, entre outros.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *