16 de outubro de 2023

Sabesp assina contrato de concessão com Olímpia para os próximos 30 anos

Com foco na ampliação do saneamento no município, Companhia concretiza sua vitória, pela 1ª vez, em um leilão

A Sabesp assinou, no dia 11 de outubro, contrato de concessão com a Prefeitura de Olímpia – SP para operar os serviços de saneamento básico nos próximos 30 anos. Em maio, a Companhia venceu o leilão para atender o município, numa disputa que contou com oito concorrentes privados. Foi a primeira concessão que a Sabesp ganhou na sua história em um processo competitivo.

O contrato vai garantir investimentos no sistema de abastecimento de água e no sistema de coleta e tratamento de esgoto.

“Olímpia é um projeto emblemático para a Sabesp. Foi a primeira concessão ganha por uma empresa estatal de saneamento no país em disputa com entes privados. Estamos aqui para uma parceria de 30 anos com a prefeitura, uma jornada conjunta. Temos um compromisso inequívoco com os nossos dois clientes: a prefeitura e o consumidor final, que temos o maior orgulho de atender. Temos ainda uma preocupação muito grande com a sustentabilidade. Por isso, todo o nosso investimento terá como foco a economia circular, o uso adequado dos mananciais, a redução de perdas, ações que visam reduzir o impacto que nós, seres humanos, causamos ao meio ambiente”, disse o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo, durante o evento para assinatura.

“A nova gestão sobre os serviços de água e esgoto de Olímpia foi pautada em um processo transparente e atendendo às novas legislações, visando oferecer maior eficiência à população, com atendimento de qualidade e menos burocracia. A Sabesp, vencedora da disputada concorrência pública, é uma empresa experiente, que já atende grande parte do Estado de São Paulo. É uma parceira do município, que terá por tempo determinado autonomia no gerenciamento, para implantação de equipamentos e sistemas e para prover investimentos que melhorem os serviços, tudo fiscalizado por uma agência reguladora, além do compromisso em reduzir em pelo menos 5% no valor da tarifa atual, no prazo de um ano. A concessão também trará outros benefícios ao crescimento da cidade, uma vez que o valor definido na outorga possibilitará ações e projetos importantes da prefeitura, em diversas áreas, como saúde e desenvolvimento econômico”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

A Sabesp vai investir em tecnologias para controlar as perdas de água e executar adutoras, ampliando a capacidade de abastecimento em Olímpia e seguindo o crescimento da cidade, conhecida pelo turismo de águas termais.

Além disso, vai revitalizar, ao longo dos anos, as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade e distritos. As ações vão beneficiar os mais de 55 mil moradores do município com mais saúde e qualidade de vida.

A Companhia fica responsável nas próximas três décadas pela captação, adução, tratamento e distribuição de água, além de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto.

Participaram também do evento de assinatura o diretor de Regulação e Novos Negócios da Sabesp, Bruno D’Abadia; o diretor de Operação e Manutenção, Roberval Tavares de Souza; o superintendente regional da empresa, Antonio Rodrigues da Grela Filho; o superintendente de Novos Negócios, Caio Cunha; o gerente de Novos Negócios Regulados, Marco Seidenberg; o líder do Governo na Câmara, João Stallari; e autoridades locais.

Operação assistida 

A partir desta quinta (12), a Sabesp entra em operação assistida em conjunto com a Prefeitura de Olímpia, período que vai até o dia 10 de dezembro. Em 11 de dezembro, a Companhia passa a operar de maneira independente, sendo a nova responsável pelo saneamento básico local.

O contrato de concessão prevê, logo no primeiro ano de concessão, uma redução de 5% no valor da tarifa. Além disso, a atual política da tarifa social será mantida.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *