31 de outubro de 2023

Rodobens inova ao atrair público jovem para o consórcio

Empresa investe em uma linguagem diferenciada e reforça que a modalidade funciona com uma dinâmica similar aos conceitos de 'crowdfunding' e 'gamificação'

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o consórcio é o segundo investimento mais popular entre os jovens de 18 a 34 anos. Na Rodobens, que fechou o primeiro semestre deste ano com R$ 3,3 bilhões de créditos em consórcio vendidos, esse público (18 a 30 anos) foi responsável por 10% das vendas, no recorte do primeiro semestre.

De acordo com Libano Barroso, CEO da Rodobens, muitos jovens têm no consórcio uma porta de entrada para planejar a compra de seus primeiros bens e serviços e com isso iniciar o seu patrimônio. Só no primeiro semestre deste ano, esse público foi responsável por 13% das vendas das cotas de crédito de automóveis, 11% de imóveis, 28% de motos, 20% de serviços, 3% de veículos comerciais e 10% em outros produtos de consórcio da empresa.

“Vemos os jovens como uma parte importante da população economicamente ativa, que enfrenta desafios na obtenção de crédito ao iniciar a vida adulta com inúmeros projetos e o consórcio é uma opção altamente abrangente e acessível”, explica o CEO.

Entre os atrativos do consórcio para os clientes da chamada geração Z, Barroso destaca a operação nos princípios do crowdfunding, um conceito amplamente conhecido entre os mais jovens. Nesse sistema de economia compartilhada, grupos de indivíduos se reúnem com o objetivo comum de adquirir um bem específico.

“É exatamente o que acontece ao obter cotas de um consórcio. Os participantes contam com parcelas mensais sem incidência de juros, contribuindo para o grupo como um todo. Todos os meses, um número seleto de membros recebe uma carta de crédito, que pode ser utilizada para a compra do bem desejado”, explica o executivo.

Outro ponto que se destaca para esse público, é a alocação de recursos dentro do consórcio com um aspecto “gamificado”, já que os participantes podem acompanhar um cronograma mensal dos sorteados a receber de forma antecipada o valor do crédito. Além disso, os clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, também podem fazer contribuições adicionais, conhecidas como “lances”, que antecipam um determinado número de parcelas previstas, aumentando, assim, suas chances de receber o valor.

Barroso enfatiza, ainda, que o consórcio é, sem dúvida, uma opção que exige disciplina e planejamento criteriosos. Além das vantagens mencionadas, pode contribuir significativamente para a educação financeira dos jovens que iniciam a vida adulta. “Na Rodobens, temos orgulho da responsabilidade de ajudar nossos clientes sobre questões financeiras, promovendo o uso mais positivo e informado do crédito”, relata o CEO.

Para se comunicar com esse público, a empresa apostou em uma estratégia de marketing com linguagem mais arrojada. Como parte das ações, a marca criou um perfil no TikTok, que apresenta a solução financeira de forma leve e descontraída, além de criar campanhas publicitárias e de marketing de influência com conteúdo leve e sinérgico, quando se trata de comunicação com os jovens.

“Acreditamos firmemente que o consórcio é um produto diferenciado e uma opção democrática para um público exigente e estamos empenhados em trabalhar com afinco para oferecer o melhor serviço possível”, afirma Barroso.

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